Estaduais

EQUIPES APRESENTAM NOVIDADES PARA A DISPUTA DO CAMPEONATO PAULISTA

    (Jorge Bevilacqua)

O Campeonato Paulista de Basquete Feminino começará a ser disputado por seis equipes no próximo dia 27 de setembro.

Dos seis participantes, cinco estiveram presentes na edição 2019 da LBF: o Vera Cruz Campinas (segundo colocado na LBF), o Santo André (terceiro colocado da LBF e atual campeão paulista), o SESI Araraquara (sexto), o Ituano (sétimo) e o Pró-Esporte Sorocaba (décimo). O sexto participante é o time do Tietê/Bax Catanduva, que jogou a edição 2018 da LBF.

A competição estava programada para ter início em 04 de setembro, mas a Federação Paulista de Basquete em acordo com os clubes decidiu pelo adiamento, justificado pelos desfalques de atletas que servem à seleção brasileira e à seleção militar.

Campeão da última temporada, a tradicional equipe de Santo André vai tentar se reinventar após a saída do técnico Bruno Guidorizzi, um dos grandes responsáveis pelas últimas conquistas da cidade. O comando volta às mãos de Arilza Coraça, que repôs as perdas no garrafão com as contratações de Letícia Rodrigues (ex-Sampaio) e Raphaella Marciano. Outra novidade é a ala Maíra Horford (ex-SESI).

Modificações também acontecem no Vera Cruz Campinas. No comando, o técnico Antônio Carlos Vendramini abre espaço para Élcio Ortiz. As novidades no elenco são a armadora Lays e a ala Tássia (ex-Blumenau) e a ala-pivô Juliana Souza (ex-São Bernardo).

As alterações mais radicais, no entanto, aconteceram no SESI Araraquara, que manteve apenas a sua base titular com as irmãs Gustavo (Sílvia e Karen), Débora Costa e Aline Moura. O técnico Daniel Wattfy conta com as chegadas de Carla Lucchini (ex-Campinas), Izabela e Bárbara (ex-Santo André), Gabriella Sosô e Glenda (ex-São Bernardo) e Lee Lisboa (ex-Sorocaba).

A equipe do Pró-Esporte Sorocaba manteve a armadora Aruzha, cestinha da LBF 2019, a ala Mariane Vargas e a pivô Lorena. Chegam Jennifer Nonato e Letícia Senff (ex-Blumenau), além de Beatriz e Názinha (ex-São Bernardo) e Maria Carolina (ex-Sampaio).

O time do Tietê/Bax Catanduva conta com as contratações de Dominick (ex-São Bernardo), Yasmin (ex-Blumenau), Lorraine Milton (ex-LSB), Nicole Chirinda e Thaíssa (ex-Uninassau), Milena (ex-Sorocaba). Terá ainda a presença da armadora Natália Burian e da pivô Tati Motta.

Ao contrário das demais equipes, o Ituano mantém quase que integralmente seu elenco que disputou a LBF, com Palmira, Joice, Mônica, Licinara, Luana, Patrícia, Maila, Gabriela, Monique e Carol e a confirmação da renovação de Izabella Sangalli. A ausência é a pivô Kelly, que deixou o time na última semana.

A rodada inicial do Campeonato Paulista 2019 no dia 27 de setembro terá os confrontos entre Sorocaba e Ituano, às 20 horas, em Sorocaba e entre Catanduva e Santo André, também às 20 horas, em Catanduva.

por Bert – Painel LBF

(25 de setembro de 2019)