Europa

EQUIPES DE NÁDIA E CLARISSA AVANÇAM PARA A SEGUNDA FASE DA EUROCOPA

A primeira fase da EuroCopa foi encerrada na última quinta-feira (13 de dezembro), com a eliminação de oito dos trinta e dois times.

O espanhol Girona manteve a invencibilidade no Grupo F do torneio ao bater o húngaro Györ (56 x 78), com 16 pontos e 5 rebotes da pivô brasileira Nádia. Com essa bela campanha o clube descansa na próxima rodada eliminatória, aguardando seu próximo adversário. Nessa situação privilegiada também está o francês Montpellier, do técnico Virgil Lopez.

Nádia liderou seu time em eficiência (20,3), pontos (15,8) e rebotes (8,2) durante a primeira fase.

Outra brasileira esteve presente na disputa do Grupo F: Raphaella Monteiro, do português União Sportiva. Com apenas uma vitória em seis jogos, o time não segue na competição. Na partida derradeira contra o Gernika (derrota por 84 a 66), Raphaella teve 16 pontos e 8 rebotes. A brasileira liderou seu time em eficiência(14,2) e rebotes (6,2) na competição. Em pontos, a média foi 13,3 por jogo.

No Grupo I, o Lyon, de Clarissa, ficou na segunda posição (com quatro vitórias e duas derrotas) e disputa a eliminatória contra o russo Spartak com primeiro jogo no dia 03 de janeiro de 2019. Na partida final da primeira fase, o time atropelou o alemão Rutronik (109-63) com 23 pontos e 11 rebotes da brasileira, que liderou seu time em eficiência (20,2),  pontos (15,7) e rebotes (8,8) durante a primeira fase.

Outra conhecida do público brasileiro que se classificou para a sequência da competição é a chilena Ziomara Morrison (ex- Sampaio Basquete), que sustenta médias de 11,2 pontos e 6,5 rebotes no polonês Artego. O time disputará a primeira eliminatória contra o tcheco Nymburk.