Mercado

MAIRA HORFORD ASSINA COM CLUBE CROATA

Foto: Jonas Bezerra

A ala Maira Horford (25 anos e 1,84m) é mais uma brasileira confirmada na temporada europeia.

A jogadora teve anunciado na última semana seu contrato com o FSV Rijeka, da Croácia.

Maíra já teve uma experiência anterior prévia na Espanha, no Ausarta Barakaldo, em 2017, quando o clube disputava a Terceira Divisão Espanhola.

Maíra disputaria a LBF 2020 pelo Santo André, clube que defendeu no Campeonato Paulista 2019, mas acabou atuando em apenas um jogo em razão do cancelamento da competição pela pandemia.

O Rijeka é um clube novo na cena local, tendo sido campeão da liga de acesso, a Druga Liga, na temporada 2018/2019. Na temporada 2019/2020, ocupava a oitava posição entre os doze clubes da Liga Principal.

Até agora o time confirmou apenas uma base jovem, liderada na temporada passada pela armadora eslovena Karin Skapin. Duas americanas (Alexis Carter e Violet Morrow) foram as cestinhas na ocasião.

O atual campeão croata é o Medvescak Zagreb, que na última temporada era liderado pela local Mirna Mazic, 34 anos, que jogou as Olimpíadas de Londres (2012).

A Croácia já teve brasileiras em sua liga em outros momentos. A armadora Adrianinha defendeu o Gospic, em 2005. No ano seguinte, o clube contratou a ala Palmira e a pivô Eliane Ferreira para a fase final da Liga.  O clube, que antes era uma força regional, hoje frequenta as divisões de acesso croatas.

Duas excelentes jogadoras croatas marcam a história dos clubes do basquete feminino brasileiro.

A armadora Korie Hlede foi eleita a caloura do ano da temporada inaugural da WNBA (1998) e reforçou a equipe de Guarulhos na temporada 2000/2001.

A ala Vedrana Grgin atuou na Microcamp/Campinas em 1997 e no ano seguinte fez parte do time do Fluminense (RJ), que foi campeão da primeira edição do Campeonato Nacional de Basquete Feminino. Depois jogou no Paraná Basquete, voltando a ser campeã na temporada 2000 e foi bi-campeã na WNBA com o Los Angeles Sparks (2000 e 2001).

por Bert – Painel LBF

(15 de setembro de 2020)