Seleção

NIGÉRIA VENCE SENEGAL NA FINAL DO AFROBASKET

Com uma campanha invicta, a Nigéria chegou no último domingo (18 de agosto de 2019) ao seu quarto título no AfroBasket, o segundo consecutivo.

A seleção já havia deixado boas impressões na disputa do Mundial 2018, quando acabou na oitava posição ao perder por um ponto para o Canadá (73-72).

O jogo final do AfroBasket opôs a Nigéria e o Senegal e foi disputado na Arena Dakar, no Senegal, que estava lotada com 15.000 torcedores.

A Nigéria venceu por 60 a 55 e contou com uma boa atuação da pivô Evelyn Akahator (15 pontos, 9 rebotes). Akahator será colega da pivô brasileira Érika (Uninassau Basquete) na temporada europeia com a camisa do Avenida (Espanha). A ala-armadora Ezinne Kalu marcou 13 pontos e Promise Amukamara, 12.

Pelo Senegal, os destaques foram a veterana Astou Traore (38 anos, e 15 pontos e 6 rebotes na decisão) e Mame Sy-Diop, com 12 pontos.

Kalu foi eleita a MVP da competição e compôs a seleção do campeonato ao lado de Akahator, Traore e ainda de Touty Gandega (Mali) e Leia Dongue (Moçambique).

Nigéria, Senegal, Mali, Moçambique, Angola e Congo, os seis primeiros colocados na competição, são os países que disputarão as duas vagas do continente para o Pré-Olímpico Mundial.

Por Bert – Painel LBF