Seleção

O BOM PAPO ENTRE ADRIANA AMADO E JOSÉ NETO

Assistente técnica de Santo André na LBF 2020, Adriana Amado tem realizado durante a interrupção das atividades esportivas pela pandemia do coronavírus uma série de “lives” em seu perfil no Instagram (@adrianaamado16). Por lá já passaram nomes com Adrianinha, Roberto Dornelas, Cristiano Cedra, Anna Montañana e Cristian Santander, entre outros.

No último dia 28 de abril, o convidado de Adriana foi o treinador da seleção feminina de basquete, José Neto.

Durante o papo, Neto reforçou os valores que nortearam sua filosofia de trabalho com a seleção feminina até o momento e frisou o prazo curto de trabalho que teve.

Segundo o treinador, após a desclassificação no Pré-Olímpico de Bourges em uma reunião com o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) ele teria apresentado um plano que permitisse trabalhar de maneira mais consistente o basquete feminino, com ênfase na base e na formação.

Neto não detalhou exatamente como funcionaria na prática esse plano, mas afirmou que ele teria sido aprovado pela CBB e que já estaria em ação não fosse a pandemia.

Ao final da live, Adriana perguntou a Neto quais seriam as jogadoras-referência no cenário atual. Com sinceridade o treinador afirmou que ainda não teve tempo de observar com o detalhamento desejado o universo do basquete feminino – especialmente o europeu – e acabou citando uma seleção que o impressionou: a França. O técnico então preferiu mencionar suas comandadas.

Disse gostar muito da versatilidade e da inteligência de Damiris e que tem planos de usá-la como ala, que foram inviabilizados no Pré-Olímpico pela carência de outras pivôs.

Afirmou ver bastante potencial de evolução na pivô Mari Dias e frisou o fato de ela ter apenas 21 anos e ter sido escolhida como titular na estreia do Pré-Olímpico.

Usou a palavra “surpresa” para se referir ao desempenho de Débora.

E ressaltou a capacidade de leitura de jogo de Tainá.

A live está registrada no YouTube da treinadora em duas partes: 1 e 2.

por Bert – Painel LBF

(29 de abril de 2020)