Estaduais

OPINIÃO: O INÍCIO DOS PLAY-OFFS DO CAMPEONATO PAULISTA

A temporada regular da edição 2019 do Campeonato Paulista de Basquete Feminina transcorreu de forma atípica, com os clubes encarando muitos desfalques em função dos compromissos e treinos das seleções adulta e militar.

Os play-offs começam já nessa quarta-feira (27 de novembro) e nessa fase as equipes terão seus elencos completos.

Ituano, com oito vitórias em dez jogos, e Vera Cruz Campinas, com seis triunfos, lideraram a fase de classificação e folgam nas quartas-de-final.

Terceiro colocado, o Santo André (5 vitórias) disputa a série melhor de três contra o Pró Esporte/Sorocaba (3 vitórias). O vencedor fará o play-off semifinal contra o Vera Cruz.

Com campanhas idênticas (4 vitórias), o Tietê Bax Catanduva e o SESI Araraquara fazem a outra série, que define o adversário do Ituano na próxima fase.

A melhor campanha do Ituano no torneio está relacionada ao seu melhor elenco, o mais completo da competição. O time manteve a base das últimas competições e teve como maiores destaques as veteranas Joice e Palmira e as pivôs Gabriela e Licinara. Contratadas durante o transcorrer da competição, Tati Pacheco e Raphaella Monteiro tiveram pouco tempo de adaptação ao time, e na fase regular cumpriram jornadas instáveis. Também irregular esteve a ala Izabella Sangalli.

Mutilado por desfalques, o Vera Cruz Campinas teve uma primeira fase bem complicada, mas o técnico estreante Elcio Ortiz ainda assim conseguiu a segunda posição apostando todas as fichas no onipresente quarteto Lays-Patty-Jeanne-Mari Dias. Com a chegada de Tássia e Babi, a rotação ficou um pouco menos crítica, mas o time ainda tem uma carência grande no garrafão.

Santo André teve um início de campeonato bem ruim, mostrando uma menor organização tática após a saída do técnico Bruno Guidorizzi. O retorno de Alana da seleção deu vida nova ao time, bem como a chegada de Ariadna. Ao longo do campeonato, Maira Horford foi se adaptando e se tornando peça importante. No garrafão, Bianca teve alguns bons momentos, mas falta um trabalho físico que a torne uma pivô dominante no cenário nacional. Talentosas, mas retornando ao basquete após serem mães, Letícia Rodrigues e Raphaella Silva ainda estão distantes da melhor forma física e técnica.

Mantendo seu elenco integralmente na competição e recebendo o reforço de Gil nas últimas rodadas, o time do Tietê Bax Catanduva conseguiu avançar em relação às últimas aparições. Seus maiores destaques foram Thaissa, Yasmin e Chirinda.

Sofrendo uma ampla reformulação após a LBF, o time do SESI Araraquara ainda não conseguiu alçar vôo com o novo elenco. O time mostra pouco da dedicação defensiva que marcou a temporada passada. O desfalque da armadora Débora ofereceu oportunidade à Carla Lucchini, que cumpriu bom papel. Há pouca inspiração, no entanto, nas alas. A aposta em alas-pivôs com características semelhantes (Izabela e Sílvia Gustavo) tem estrangulado a movimentação ofensiva. E o garrafão parece se ressentir da ausência da dominância de Aline Moura, em recuperação após uma cirurgia no joelho.

Por fim, o Pró- Esporte Sorocaba mostrou alguma evolução numa competição em que ainda está aprendendo a reduzir a dependência da volúpia ofensiva de Aruzha. Nesse sentido, chamou bastante a atenção a correção da ascendente dupla de pivôs Maria Carolina e Jennifer Nonato. E a maior novidade da temporada também apareceu ali: a interessante ala Leticia Senff.

O calendário é o seguinte, com todos os jogos transmitidos no YouTube:

27 de novembro – Ginásio Gigantão, em Araraquara

20h – Sesi/Araraquara x Usina Tietê/Bax Catanduva

28 de novembro – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba

20h – Pró-Esporte/Sorocaba x Basketball Santo André/Apaba/Caoa Chery

30 de novembro – Ginásio Anuar Pacha, em Catanduva

19h – Usina Tietê/Bax Catanduva x Sesi/Araraquara

1 de dezembro – Ginásio Laís Elena, em Santo André

17h30 – Basketball Santo André/Apaba/Caoa Chery x Pró-Esporte/Sorocaba

2 de dezembro – Ginásio Anuar Pacha, em Catanduva (se necessário)

20h – Usina Tietê/Bax Catanduva x Sesi/Araraquara

3 de dezembro – Ginásio Laís Elena, em Santo André (se necessário)

19h30 – Basketball Santo André/Apaba/Caoa Chery x Pró-Esporte/Sorocaba

por Bert – Painel LBF

(27 de novembro de 2019)