Mercado

SELEÇÃO FEMININA ARGENTINA TEM NOVO TÉCNICO

Foto: CABB

A Confederação Argentina de Basquete (CABB) divulgou na última semana o nome do novo treinador da seleção feminina.

Trata-se de Gregorio Martínez, profissional com larga experiência no basquete feminino.

O treinador tem cinco títulos nacionais com o Union Florida, mas nos últimos anos havia voltado ao basquete masculino.

Ao aceitar o contrato com a CABB com duração até 2023, o técnico deixou o comando do Obras Sanitarias.

Gregorio assume a vaga deixada por Leo Costa, que teve passagem breve no cargo. A oportunidade de Leo havia surgido quando o treinador Cristian Santander deixou o comando da seleção para dirigir o Sampaio Basquete na conquista da LBF 2019.

A mudança de treinador parece ser uma das apostas da CABB para pacificar a relação com as jogadoras.

Gregorio assumiu dizendo que seu sonho seria levar as argentinas à disputa dos Jogos Olímpicos de Paris (2024).

Segundo o jornalista Emanuel Niel, do site Pick and Roll, fará parte da comissão técnica como assistente a ex-capitã da seleção argentina, Sandra Pavón. Existiria ainda a possibilidade de que a ex-jogadora espanhola Anna Montañana passasse a  também fazer parte do grupo no futuro.

Ainda segundo Niel, os compromissos em 2021 seriam iniciados com a disputa do Sul-Americano Adulto, previsto para maio na Colômbia. O torneio classificaria quatro seleções para a AmeriCup 2021, prevista para o mês seguinte, no Canadá. As oito melhores seleções da AmeriCup disputariam a classificatória para a Copa do Mundo da Austrália (2022). Até o momento a previsão é que seja repetida a fórmula do classificatório olímpico para Tóquio (2021).

Inicialmente, em novembro de 2021, a disputa se daria em dois grupos com quatro equipes cada, classificando as duas melhores de cada grupo para o Pré-Mundial Global. A fase global ocorreria em fevereiro de 2022, novamente com quatro grupos com quatro equipes cada. As três melhores de cada grupo se classificariam para o Mundial.

Nesse ano de 2020, no entanto, o novo técnico pode ter um outro compromisso.

Gregorio será também o técnico da seleção sub-18 da Argentina. No final desse mês haverá a decisão sobre a disputa da Copa América da categoria. A data seria dezembro e a sede, a Colômbia.

Em razão da pandemia, a FIBA decidiu que Estados Unidos e Canadá, países líderes do ranking na América, já tem vaga garantida no Mundial Sub-19 de 2021, na Hungria.

Do possível evento em dezembro, participariam Brasil, Argentina, Colômbia, Guatemala e Porto Rico, na disputa das duas últimas vagas do continente para o Mundial.

por Bert – Painel LBF

(03 de agosto de 2020)