Seleção

SORTEIO DEFINE GRUPO DO BRASIL NA AMERICUP 2019

Passo inicial do longo sistema de classificação do basquete feminino para os Jogos Olímpicos de Tóquio (2020), a AmeriCup 2019 teve o sorteio de seus grupos definidos ontem (23 de julho de 2019) em San Juan (Porto Rico), sede da competição.

A AmeriCup 2019 ocorrerá entre os dias 22 e 29 de setembro, e o sorteio que teve a participação da nossa Magic Paula, definiu assim os grupos:

Grupo A – República Dominicana, Cuba, Canadá, México e Porto Rico

Grupo B – Argentina, Paraguai, Colômbia, Brasil e Estados Unidos

Nos quatro primeiros dias da competição, os times sem enfrentam dentro dos respectivos grupos. Os dois melhores de cada grupo cruzam nas semifinais, com os vencedores decidindo o título do continente.

A AmeriCup oferecerá sete vagas para a disputa ao Pré-Olímpico. A oitava é da seleção americana, que já está classificada para a Olimpíada 2020, mas é obrigada a atuar em todas as fases das competições classificatórias.

Depois da AmeriCup, o cenário ainda não é totalmente conhecido.

Esses oito times jogarão um torneio classificatório para o Pré-Olímpico Mundial, entre os dias 11 e 21 de novembro com apenas três vagas na disputa. A quarta é da seleção americana.

Segundo o que comentou Magic Paula no twitter, esse torneio se daria em dois grupos (um no Brasil, outro na Argentina). Cada sede teria quatro países. Na sede em que a seleção americana fizer parte, apenas um time segue no caminho da classificação olímpica. Na sede na qual os Estados Unidos não estiverem, há duas vagas em disputa.

Os três times que passarem por essa etapa mais os Estados Unidos seguirão então para os grupos do Pré-Olímpico Mundial, com quatro países em quatro grupos, classificando os três melhores de cada. Novamente há uma vaga a menos em disputa nos grupos que tiverem como membros os Estados Unidos e o Japão.

por Bert – Painel LBF