Abandonado por anos, ele esteve prestes a ser demolido. Um abraço simbólico do povo de Jaraguá do Sul fez com que se postergasse a ideia de transformar o local em um terminal urbano. Assim o mais antigo palco poliesportivo do município ganhou uma sobrevida e foi transformado completamente, ao ponto de mudarem a sua nomenclatura para Novo Arthur Muller.
Inaugurado em 15 de março de 1977, foi reinaugurado em 29 de março deste ano após uma ampla reforma que abrangeu a substituição do telhado (que agora conta com telhas térmicas e acústicas), da fiação elétrica, a renovação do sistema hidráulico, a troca do sistema de iluminação (agora em lâmpadas de LED) e a ampliação do espaço da quadra (que passou a ter uma área total de 31 por 20 metros, o que permite a montagem de uma quadra de até 30 por 18 metros. A do basquete, por exemplo, mede 28 por 15 metros).
Também foram realizadas adequações estruturais, como a remoção de dois degraus da arquibancada para melhorar as condições de acessibilidade e as saídas de emergência. O Novo Arthur Muller conta ainda com um piso esportivo de primeira linha, em polipropileno sobre um tapete de amortecimento (algo único na LBF), o que não atrapalha a dinâmica do jogo e ainda diminui o impacto sobre as articulações dos atletas.
Além das grandes mudanças internas, o pátio também passou por uma reformulação completa, levando em conta o objetivo da atual administração municipal de privilegiar as pessoas ao invés dos veículos. A ideia foi transformar o local em um ponto de lazer para a população, considerando a excelente localização do equipamento esportivo, que leva o nome de um dos maiores incentivadores do esporte local.
Do abandono completo a palco Liga de Basquete Feminino (LBF), o Novo Arthur Muller está recebendo os últimos ajustes para sediar os jogos da competição. Porém, o clima de LBF já é evidente no local, após a instalação das primeiras placas de publicidade. A estreia do Basquete Jaraguá em casa está agendada para o dia 07 de janeiro, contra o Sport Recife (PE), às 20h00 (de Brasília).
A principal pendência que está sendo resolvida é a adequação da iluminação aos 1.000 lux exigidos pelo regulamento da competição. Neste sentido, oito novos refletores estão sendo instalados no local, refletores esses idênticos aos existentes na Arena Jaraguá. No dia 27 está agendada a visita de um técnico do canal SporTV, emissora que detém o direito de transmissão da competição, para verificar as condições da iluminação. A expectativa é que a partida do dia 09, contra o Uninassau/América (PE), entre na grade de transmissão do canal pago.
Enquanto isso, os dirigentes da Associação Jaraguaense de Pais e Amigos do Basquete, entidade mantenedora do Basquete Jaraguá, estudam os últimos detalhes logísticos para que os dias de jogos transcorram dentro da normalidade no Novo Arthur Muller, tanto para o público, como para as equipes e os profissionais envolvidos nas partidas (arbitragem, imprensa, segurança, etc.).
Lembrando que a equipe de Jaraguá do Sul (SC) é patrocinada por Havan, Jo Lever, Balaroti, FCB/Trimania, Kaiapós, Pampas Grill, Assessoritec, Splendore Imóveis, J. Marcelino, Grupo Dupla Net e Start Academia, além do total apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por intermédio da Fundação Municipal de Esportes e Turismo.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: Henrique Porto/Agencia Avante/Divulgação