Ainda sonhando com uma vaga no playoff da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15, o Basquete Jaraguá conquistou mais um reforço fora das quadras. Trata-se do educador físico Alexandre Manoel de Oliveira, 32 anos, que está realizando um trabalho voluntário na área de fisiologia, com o objetivo de identificar os parâmetros de cada atleta e assim prescrever melhor a intensidade dos treinamentos.
“Assim, podemos ter um maior controle sobre as capacidades físicas de cada jogadora em relação a sua função no jogo. Desta maneira, a equipe consegue ser mais homogênea no sentido competitivo, por manter um ritmo de jogo mais intenso ao longo dos quatro tempos”, adiantou Oliveira.
Até o momento, seu trabalho analisou o limiar de lactato, de glicemia, a distância percorrida durante os jogos e o número de saltos dado (para rebotes, arremessos ou na marcação) de um grupo de atletas durante os jogos. “De acordo com os dados coletados, as atletas avaliadas encontram-se em boas condições físicas para exercer a função delas em quadra”, informou.
Na atual temporada, os resultados dos testes estão auxiliando o preparador físico Adriano Moras e o técnico Julio Patricio na condução do time, nesta reta final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15, onde fatores como o estresse por vitórias e viagens contribuem ainda mais para o desgaste físico. Porém, segundo Oliveira, essas análises trarão resultados mais expressivos para as próximas temporadas.
“As variáveis que estão sendo analisadas nos darão base para estruturar uma dieta para as atletas, dosar a reposição energética necessária durante os jogos, bem como as formas e o tempo de descanso entre uma sessão e outra de treinamento”, concluiu o profissional, que há oito anos se dedica a estudos na área, trabalhando anteriormente com atletas de corrida e triatlo.
As coletas de materiais e informações prosseguem nos próximos jogos da equipe em casa. E o próximo deles já acontece neste sábado, dia 21 de fevereiro, às 18h00 (de Brasília), contra o Basketball Santo André/APABA. Os ingressos, ao custo de R$ 10, estão à venda nos locais de costume: Pampas Grill, Balaroti, Usapeças e Verdureira Dimar.
Lembrando que a equipe Basquete Jaraguá é mantida pela Associação Jaraguaense de Pais e Amigos do Basquete e patrocinada por Havan, Jo Lever, Balaroti, FCB/Trimania, Kaiapós, Pampas Grill, Assessoritec, Splendore Imóveis, J Marcelino, Grupo Dupla Net e Start Academia, além do total apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por intermédio da Fundação Municipal de Esportes e Turismo.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: Henrique Porto/Divulgação