A nona semana da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 segue neste sábado (21 de fevereiro), com a realização de três partidas. Destaque para o duelo dos líderes.
A vice-líder ADCF Unimed/Americana recebe o líder Uninassau/América, ás 10h00 (de Brasília), no ginásio Centro Cívico, na cidade de Americana (SP), com transmissão ao vivo pelo SporTV. Na última vez que esteve em quadra, o time da casa passou pelo Basquete Jaraguá, enquanto que o visitante bateu o Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Unimed/Presidente Venceslau.
A armadora Joice Rodrigues, do time de Americana, quer a vitória para homenagear a ex-pivô Lígia Moraes, falecida recentemente. “Posso dizer que será para ela esse jogo”, relata.
A lateral cubana Ariadna Felipe, também do representante paulista, está ciente dos benefícios que uma vitória neste jogo trará a sua equipe na etapa seguinte da competição. “É muito importante conseguir a vitória. Os dois times estão lutando pela liderança e um resultado positivo nos coloca em situação mais confortável na hora de disputar os playoffs, aumentando a possibilidade de decidir o título em casa com nossa torcida nos apoiando”, acrescenta.
Já no time pernambucano, a novidade será o retorno da ala Tatiane Pacheco, totalmente recuperada de contusão, que fica a disposição do técnico Roberto Dornelas.
No duelo entre as duas equipes, válido pelo turno desta fase inicial, vitória do Uninassau/América, atuando em casa, por 80 a 68.
A APAB/Unifeb Barretos (sétimo colocado) busca a recuperação contra o Sport Recife (quinto colocado), às 18h00 (de Brasília), no ginásio João Batista da Rocha, em Barretos (SP). Na rodada passada, o time paulista foi superado pelo Basketball Santo André/APABA e a equipe pernambucana suplantou ao Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Unimed/Presidente Venceslau.
“Estamos nos adaptando a jogar com a ausência das contundidas Maria Carolina e Maila, que vinha sendo um dos destaques de nossa equipe, porém acredito muito na força do grupo e espero que a nossa equipe possa fazer um jogo equilibrado contra o Sport. Estou muito confiante e motivado com este jovem grupo”, analisa o técnico Alexandre Escame, da APAB/Unifeb Barretos.
“Esperamos continuar crescendo, mas para isso é preciso ter os resultados positivos. O time de Barretos é um concorrente direto e estamos chegando perto do momento da definição dos classificados nesta primeira fase e, o mais importante, com quem vai ocorrer o cruzamento no playoff; na rodada seguinte, praticamente, se define o líder nesta etapa e nós queremos chegar o mais próximo possível do grupo dos quatro primeiros. O nosso adversário nesta rodada é uma equipe bem treinada, jovem e com bom padrão de jogo, por isso, precisamos fazer uma boa defesa para conseguir uma vitória”, comenta o técnico Rildo Accioly, do Sport Recife.
Na partida entre os dois times, que fez parte do turno da primeira fase, vitória do Sport Recife, por 67 a 41.
E, fechando a jornada, o Basquete Jaraguá joga pela reabilitação contra o Basketball Santo André/APABA, às 18h00 (de Brasília), no ginásio Novo Arthur Müller, na cidade de Jaraguá do Sul (SC). No seu compromisso mais recente, o time catarinense foi batido pela ADCF Unimed/Americana, enquanto que a equipe do Grande ABC derrotou a APAB/Unifeb Barretos.
“Continuamos com a ideia de viver cada jogo. Isso está dando certo e as meninas entram mais focadas. Se ficarmos pensando na classificação, talvez seja uma meta muito grande para o momento que vivemos agora. Temos que diminuir novamente nossa quantidade de erros, manter o aproveitamento no nosso lance livre – que melhorou muito –, além de manter a defesa aguerrida em casa, impulsionada pela torcida”, relata o técnico Júlio Patrício, do Basquete Jaraguá.
“Espero muito que o nosso time dê uma reviravolta, pois vem trabalhando forte e treinando firme, com as jogadoras bem ‘encaixadas’, porém na hora do jogo parece que dá um branco, mas estamos indo com tudo depois do recesso de carnaval. O Basquete Jaraguá é um time muito bom, com meninas novas e de qualidade, que vem sendo muito bem trabalhado pelo Júlio Patrício, que foi meu técnico na Seleção Brasileira”, comenta a lateral Vanessa “Sassa” Gonçalves, do Basketball Santo André/APABA.
“Pelo jogo ser disputado em Jaraguá do Sul é óbvio que teremos uma dificuldade normal, mas estamos mais determinadas que nunca. Pelo menos, a minha vontade está bem grande”, completa Sassa.
No primeiro turno, vitória do Basketball Santo André/APABA, jogando em seus domínios, por 82 a 70.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: Robson Neves/Divulgação, Divulgação/APAB e Anderson Pedro/PSA