A décima semana da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 será complementada neste sábado (28 de fevereiro), com a realização de quatro partidas.
O Brasília/BasqueteVizi (nono colocado) busca a recuperação encarando a dona da melhor campanha do campeonato até aqui, ADCF Unimed/Americana (segunda colocada), às 11h00 (de Brasília), no ginásio do Clube da Vizinhança, em Brasília (DF). Na última vez que esteve em quadra, o time brasiliense foi superado pelo São José/Colinas Shopping, enquanto que a agremiação paulista passou pelo Sport Recife.
“Todos os jogos são e serão sempre difíceis e equipe de Brasília conta com jogadoras experientes também. Acredito que será uma ótima partida, pois entraremos forte e focadas, buscando o resultado positivo. E, para isso, faremos o nosso papel dentro de quadra, defendendo com garra e determinação o time de Americana”, comenta a armadora Joice Rodrigues, da ADCF Unimed/Americana.
No duelo entre as duas equipes, válido pelo turno desta fase inicial, vitória da ADCF Unimed/Americana, jogando em casa, por 90 a 59.
O embalado Maranhão Basquete (quarto colocado) encara a APAB/Unifeb Barretos (oitava colocada), ás 18h00 (de Brasília), no ginásio Castelinho, em São Luís (MA). No seu compromisso mais recente, o time maranhense bateu o São José/Colinas Shopping, enquanto que o representante paulista perdeu para o Uninassau/América.
“Se mantivermos a pegada, se jogarmos sempre assim, poderemos sonhar alto dentro da LBF e estou feliz pelo bom resultado nos últimos jogos e com o aproveitamento individual e coletivo do time. Acho que o torcedor que for ao Castelinho não vai perder a viagem. Acho que eles têm que ir prestigiar o nosso time. Nós estávamos com saudade desta torcida maravilhosa. Sabemos que a torcida é nosso sexto jogador. É muito importante não perder em casa e criar uma atmosfera positiva para o time. Isso influencia no adversário também”, comenta a técnica cubana Lisdeivi Pompa, do Maranhão Basquete.
“Observo um crescimento na forte do Maranhão Basquete e a nossa grande meta neste desafio é poder apresentar um bom jogo coletivo e continuar dando bagagem para as nossas jovens atletas”, analisa o técnico Alexandre Escame.
No confronto anterior entre as duas equipes, o Maranhão Basquete levou a melhor e venceu, por 74 a 65.
O Sport Recife (quinto colocado) e o Basketball Santo André/APABA (sexto colocado) jogam pela recuperação, ás 18h00 (de Brasília), no ginásio Marcelino Lopes (Ilha do Retiro), em Recife (PE). Na rodada passada, os dois times perderam seus jogos: o representante pernambucano foi batido pela ADCF Unimed/Americana, já a equipe do Grande ABC perdeu para o Uninassau/América.
“Exatamente por ser um confronto direto, estamos esperando mais um jogo muito difícil, já que enfrentaremos uma equipe muito bem treinada e com um conjunto muito bom, mas precisamos vencer para conseguir ficar entre os cinco primeiros. Acredito que a defesa vai ser determinante para vitória, pois são duas equipes muito parecidas e acredito em um grande jogo”, analisa o técnico Rildo Accioly, do Sport Recife.
A técnica Laís Elena Aranha, do Basketball Santo André/APABA, que estava ciente da ‘pedreira’ que teria pela frente diante do Uninassau/América, optou pelo rodízio de várias titulares. “Teremos agora as atletas descansadas contra o Sport Recife, que é o nosso adversário direto por uma classificação melhor”, aponta.
Na partida entre as duas equipes, que integrou o turno desta fase inicial, vitória do Sport Recife, mesmo atuando como visitante, por 83 a 75.
E, complementado a jornada, o São José/Colinas Shopping (terceiro colocado) e o Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Unimed/Presidente Venceslau (sétimo colocado) também buscam a reabilitação, em partida que ocorre no ginásio Lineu de Moura (AE São José), na cidade de São José dos Campos (SP). Os dois times foram superados pelo Maranhão Basquete na última vez que estiveram em quadra.
No turno, vitória do São José/Colinas Shopping, mesmo jogando nos domínios do rival, por 50 a 47, em duelo bastante acirrado.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: Sanderson Barbarini/Foco no Esporte, Divulgação, Anderson Pedro/PSA e Divulgação