A 11ª semana da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 será aberta nesta segunda-feira (02 de março), com a realização de três partidas, todas marcadas para 20h00 (de Brasília).
O embalado Maranhão Basquete (quarto colocado) recebe a vice-líder ADCF Unimed/Americana, equipe que detém a melhor campanha do campeonato, no ginásio Castelinho, em São Luís (MA). Na última vez que esteve em quadra, o time maranhense bateu a APAB/Unifeb Barretos, enquanto que a equipe paulista passou pelo Brasília/BasqueteVizi.
Para a equipe maranhense, esta partida tem um significado especial, visto que nunca venceu o representante de Americana na LBF. “Chegou a hora de vencer. Primeiro porque precisamos da vitória para continuar nossa crescente na competição. Segundo, porque jogamos em nosso ginásio e precisamos tirar vantagem de se jogar em casa com a nossa torcida. E, terceiro, por essa retrospectiva na LBF. Já passou da hora da gente vencer o ADCF Unimed/Americana”, destacou a lateral Iziane Castro, que esteve presente em todos os confrontos entre Maranhão Basquete e ADCF Unimed/Americana pela LBF.
“Nosso primeiro jogo lá contra elas já foi muito bom com apenas duas semanas de treino. Então, espero que o nosso time, com um pouco mais tempo de treinamento e com mais conjunto, vá melhor e consiga realmente desenvolver o que pode. Temos que respeitar o representante de Americana porque é uma grande equipe e que vem crescendo no campeonato, mas temos que fazer o nosso melhor. Temos que tentar concentrar no nosso jogo para fazermos o melhor”, acrescenta a experiente pivô Êga Garvão, também do representante maranhense.
“É um jogo muito difícil e importante, pois a equipe do Maranhão evoluiu muito, ganhou entrosamento e joga diante de sua bela torcida, que é um fator a mais de motivação. Mas, nós temos um comprometimento e estamos em um ritmo muito forte e é isso que iremos fazer para podermos continuar na sequencia boa que estamos. Atenção e foco o jogo todo”, analisa a ala/armadora Karla Costa, da ADCF Unimed/Americana.
No confronto entre as duas equipes, válido pelo turno desta primeira fase, vitória da ADCF Unimed/Americana, jogando em seus domínios, por 84 a 71.
O Sport Recife (quinto colocado), que vem crescendo a cada rodada, encara o Basquete Jaraguá (10º colocado), no ginásio Marcelino Lopes (Ilha do Retiro), em Recife (PE). Na rodada passada, o time pernambucano derrotou o Basketball Santo André/APABA, o representante catarinense perdeu para o mesmo representante de Santo André.
“O nosso pensamento é terminar o campeonato realizando bons jogos, entrando em quadra com motivação, pois fazemos aquilo que gostamos. Temos que seguir nos empenhando nos treinamentos para conseguir novas vitórias nesta reta final da primeira fase”, comenta a ala Izabella Sangalli, do Basquete Jaraguá.
“Com a vitória diante do Basketball Santo André/APABA na rodada passada, que reputo como nossa melhor atuação no campeonato, confirmamos à classificação e agora estamos pensando no Basquete Jaraguá. Treinamos forte para escolher a melhor forma de enfrentar este adversário, em mais um jogo que será difícil, pois iremos encarar uma equipe jovem e muito aguerrida”, analisa o técnico Rildo Accioly.
No duelo que fez parte do turno da fase inicial, vitória do Sport Recife, mesmo atuando fora de casa, por 79 a 72.
Por fim, o Brasília/BasqueteVizi (nono colocado) e a APAB/Unifeb Barretos (oitava colocada) jogam pela recuperação, no ginásio do Clube da Vizinhança, em Brasília (DF). No seu compromisso mais recente, o time do Distrito Federal perdeu para a ADCF Unimed/Americana, enquanto que a equipe paulista foi batida pelo Maranhão Basquete.
“Nós estamos em uma situação bem complicada na tabela, dependemos não só de nós mesmos, mas também do resultado dos adversários e isso complica bastante. No basquete, entretanto, tudo pode acontecer e vamos acreditar até o final. Temos três jogos pela frente e entraremos para ganhar, sem dúvida, pois, fizemos jogos bons contra essas equipes e estamos bem animadas, confiantes e com pensamento positivo”, comenta a armadora Ariani Silva, do Brasília/BasqueteVizi.
“O jogo contra o Brasília/BasqueteVizi será de extrema importância para nossa equipe. Estamos em busca da reabilitação no campeonato e de uma vaga nos playoffs. O nosso adversário tem um elenco jovem, mas muito experiente. Tenho certeza que será um jogo muito equilibrado e decidido nos detalhes”, analisa a pivô Bárbara Souza, da APAB/Unifeb Barretos.
“A APAB/Unifeb Barretos tem sempre a meta de jogar no limite e manter essa postura durante o jogo todo para poder igualar com os adversários e não será diferente no confronto diante do Brasília/BasqueteVizi”, completa o técnico Alexandre Escame, também da agremiação de Barretos
No primeiro turno, vitória da APAB/Unifeb Barretos, jogando em seu ginásio, por 77 a 67.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: Sanderson Barbarini/Foco no Esporte, Henrique Porto/Divulgação e Divulgação/APAB