A segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 foi aberta neste sábado (28 de março), com a realização de três jogos. A ADCF Unimed/Americana e o Uninassau/América garantiram classificação a semifinal, enquanto que o Maranhão Basquete igualou a série.
A ADCF Unimed/Americana confirmou a vaga na semifinal ao suplantar a APAB/Unifeb Barretos, atuando no ginásio Centro Cívico, na cidade de Americana (SP), por 105 a 63 (49 a 33 no primeiro tempo). A equipe de Americana esteve sempre no comando do marcador, fazendo a vantagem crescendo gradativamente.
Os destaques foram Clarissa dos Santos (23 pontos, 14 rebotes e 03 assistências – double-double) e Damiris do Amaral (16 pontos e 06 rebotes), pelo time da casa; a norte-americana Chloe Wells (17 pontos, 02 rebotes e 04 assistências) e Bárbara de Souza (12 pontos e 01 assistência), em favor do visitante.
“Creio que esta foi uma boa vitória, não pelo placar, mas pela forma como a equipe atuou. Mesmo no começo, quando não estivemos bem nos arremessos, a defesa compensou e não deixou com o que o adversário crescesse”, analisa o técnico Antonio Carlos Vendramini, da ADCF Unimed/Americana.
“A nossa meta, nesta temporada de estreia, era fazer o maior número de jogos possíveis e conseguimos alcançar este objetivo, chegando ao playoff, quando encaramos uma equipe altamente qualificada. A expectativa agora é seguir trabalhando para preparar ainda mais as nossas jogadoras para a próxima edição da LBF, que é uma competição sensacional, e queremos chegar mais preparados”, relata Alexandre Escame, técnico da APAB/Unifeb Barretos.
O Uninassau/América também se classificou ao bater o Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Unimed/Presidente Venceslau, por 88 a 38 (43 a 23 no primeiro tempo), em partida realizada no ginásio Wilson Campos (SESC Santo Amaro), na cidade de Recife (PE). A partida foi equilibrada no quarto inicial, nos demais o time da casa foi o senhor absoluto das ações, fazendo e diferença crescer bastante a cada período.
As atletas mais efetivas foram Tati (17 pontos) e Adrianinha Moisés (15 pontos, 05 rebotes e 04 assistências), pelo time pernambucano; e a norte-americana Amanda Dowe (11 pontos, 15 rebotes e 01 assistência – double-double), em favor do representante paulista.
Por fim, o Maranhão Basquete suplantou ao Sport Recife, no ‘Clássico do Nordeste’, por 71 a 68 (28 a 41 no primeiro tempo), atuando no ginásio Castelinho, em São Luís (MA), ‘de virada’. O time maranhense conseguiu uma reação impressionante no segundo tempo, em especial no quarto final, depois que a equipe pernambucana esteve melhor nos dois quartos iniciais.
Os principais nomes do encontro foram Iziane Castro (28 pontos, 04 rebotes e 02 assistências) e Ega Garvão (13 pontos, 10 rebotes e 02 assistências – double-double), pelo time maranhense; as norte-americanas Erica Wheeler (22 pontos, 05 rebotes e 03 assistências) e Tolu Omotola (19 pontos e 08 rebotes), em favor da equipe pernambucana.
“Não tínhamos outra opção, que não fosse a vitória e lutamos bastante, mesmo depois de um começo irregular, conseguimos a virada”, comenta a cubana Gelis Gonzales, do Maranhão Basquete.
O terceiro e decisivo confronto será realizado na segunda-feira (30 de março), às 20h00 (de Brasília), novamente no ginásio Castelinho, em São Luís (MA). Já a ADCF Unimed/Americana e o Uninassau/América estão classificados para a semifinal.
A segunda rodada será complementada neste domingo (29 de março), com a partida isolada entre São José/Colinas Shopping e Basketball Santo André/APABA, às 10h00 (de Brasília), no ginásio Lineu de Moura, na cidade de São José dos Campos (SP), com transmissão ao vivo pelo SporTV.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: Sanderson Barbarini/Foco no Esporte, Robson Neves/América e Paulo de Tarso Jr./MB