A ADCF Unimed/Americana, que teve a melhor campanha na fase inicial da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15, inicia a disputa pelo terceiro título desta competição jogando fora de casa. A série melhor-de-três do playoff – final diante do Uninassau/América começa no sábado (19 de abril), às 10h00 (de Brasília), no ginásio Wilson Campos (SESC Santo Amaro), em Recife (PE), com transmissão ao vivo pelos canais SporTV.
Nas fases anteriores do playoff, a equipe de Americana passou pela APAB/Unifeb Barretos (2 a 0) nas quartas-de-final e pelo Maranhão Basquete (2 a 0) na semifinal. Na primeira fase, o time comandado pelo experiente técnico Antônio Carlos Vendramini foi o grande líder na classificação geral, somando 35 pontos, em 18 jogos realizados (17 vitórias e 01 derrota).
Para Damiris do Amaral, da ADCF Unimed/Americana, jogar fora de casa é sempre difícil, mas a pivô sabe que uma vitória no confronto inicial deixará o seu time perto do objetivo de chegar a mais um título da LBF. “Esperamos fazer um bom jogo para sairmos com a vitória, é claro que temos conhecimento que não vai ser fácil, já que os dois melhores times da LBF nesta temporada é que estarão em quadra”, comenta a jovem atleta, que aparece entre os destaques maiores do campeonato.
“Ganhando fora e trazendo a decisão para casa seria um passo muito grande para o nosso objetivo. Já estamos nos preparando para fazer um bom jogo”, completa.
A pivô Damiris do Amaral tem médias por jogo bastante sólidas nesta temporada: 17.3 pontos (terceira colocada), 7.1 rebotes (12ª colocada), 1.8 assistências (23ª colocada), 1.0 bloqueios (quarta colocada) e 19.2 eficiência (segunda colocada). Já no aproveitamento, a pivô de 22 anos, que é nascida em Ferraz de Vasconcelos (SP), tem esses números convincentes: 59.4% nos arremessos de dois pontos (terceira colocada) e 79.3% nos lances livres (10ª colocada).
Na fase inicial da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 foram dois confrontos entre os times finalistas, com uma vitória para cada lado, prevalecendo o mando de quadra: 80 a 68, em favor do Uninassau/América, jogando em Recife (PE), e 86 a 81, para a ADCF Unimed/Americana, atuando na cidade de Americana (SP).
O segundo jogo da série melhor-de-três do playoff – final será disputado no dia 25 de abril (sábado), às 10h00 (de Brasília), no ginásio Centro Cívico, em Americana (SP). O terceiro confronto, se necessário, ocorre no dia 27 de abril (segunda-feira), às 19h00 (de Brasília), também na cidade de Americana (SP). Estes dois jogos também terão transmissão ao vivo pelos canais SporTV.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: Gaspar da Nobrega/Inovafoto/LBF, Henrique Porto/Divulgação e Sanderson Barbarini/Foco no Esporte