Durante três dias a Seleção Brasileira Feminina jogou de igual para igual com algumas das principais forças do Basquete 3×3 do planeta. Mas neste sábado (06 de junho) a equipe nacional acabou superada nas oitavas-de-final do Campeonato Mundial de Debrecen, na Hungria, e está fora da disputa por medalhas.
Pela última rodada da fase de classificação, o quarteto formado por Letícia Josefino (RJ), Mariana Dias (SP), Mayara Cristina Marins (RJ) e Wytalla Motta (SP) foi superado pela Holanda por apenas um ponto: 13 a 12. As brasileiras terminaram em quarto lugar no Grupo D, com duas vitórias e três derrotas. Nas oitavas-de-final, a Hungria levou a melhor: 11 a 08, depois de empate em oito a oito até faltarem dois minutos para o final.
“Tivemos uma boa participação no Mundial. Acho até que chegamos um pouco longe, mas é claro que poderíamos ter ido mais além. Mas só um time pode vencer e perdemos nos detalhes para as donas da casa. Tenho certeza que virão outros campeonatos e espero estar representando mais uma vez o Brasil. Com certeza cada uma de nós deu o seu melhor em quadra”, disse Wytalla Motta.
O técnico Christiano Pereira faz uma análise da participação do Brasil no Campeonato Mundial. “Fizemos dois jogos belíssimos no encerramento da primeira fase. Contra a Holanda quando elas acertaram uma cesta no último segundo e venceram por um ponto. Nas oitavas as meninas pegaram as donas da casa. Fizeram um jogo igual durante os dez minutos e foram derrotadas por dois pontos”, analisou Christiano. “Na verdade ficou um gostinho de quero mais para todos nós, principalmente porque vimos que temos condições de jogar de igual para igual com as maiores forças do basquete mundial como a Holanda (feminino). Mas todos nós estamos conscientes de que fizemos o melhor para tentar alcançar a vitória e não faltou esforço da parte de ninguém”, completou o treinador.
Segundo o departamento técnico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), a Seleção Brasileira foi convocada de acordo com os critérios da Federação Internacional de Basketball (FIBA): dois homens e duas mulheres entre os dez primeiros do ranking nacional e que os oito atletas tenham disputado pelo menos duas competições homologadas pela FIBA nos últimos doze meses.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: FIBA