A Seleção Brasileira Adulta Feminina deu um passo importante na classificação para a fase semifinal dos 17º Jogos Pan-americanos de Toronto, no Canadá. Nesta sexta-feira (17 de julho), pela segunda rodada da competição, a equipe comandada pelo técnico Luiz Zanon ganhou de Porto Rico por 62 a 57 (31 a 26 no primeiro tempo), na Ryerson Athletic Centre.
“Foi um jogo duro, de muito lado emocional e muito disputado até o final. Mas o mais importante nesse momento foi a vitória para essas meninas se fortalecerem na sequência da competição. Nós fizemos tudo que era esperado num jogo nervoso e que só a vitória nos mantinha vivo no Pan. Tivemos precipitações em algumas jogadas e lances de nervosismo, que fazem parte do processo de uma decisão. Mas volto a frisar a importância da vitória que nos deixa continuar sonhando com o pódio”, comentou Zanon.
Com esse resultado, Brasil e Porto somam três pontos no Grupo A (uma vitória e uma derrota) e as brasileiras precisam vencer, neste sábado (18 de julho), às 14h30 (de Brasília), a República Dominicana para garantir a vaga na próxima fase. O SporTV e a Record News transmitem ao vivo.
“Teoricamente as dominicanas são o adversário mais fraco do grupo, mas vamos entrar impondo o nosso ritmo desde o início para alcançar o segundo resultado positivo na competição. Eu tenho certeza que depois da vitória contra Porto Rico a equipe vai jogar mais solta”, completou o técnico brasileiro.
As principais pontuadoras da equipe nacional foram Jaqueline Silvestre (13 pontos e um rebote), Kelly Santos (11 pontos, seis rebotes e duas assistências), Tainá Paixão (10 pontos, nove rebotes e uma assistência) e Karina Jacob, que cravou um double-double de dez pontos e dez rebotes, além de uma assistência. A cestinha do jogo foi a porto-riquenha Sanchez Cortijo, com 20 pontos.
“Foi um jogo bem pegado. A gente sabia da importância de ganhar para ter uma sobrevida na competição. Tivemos bons momentos, mas também cometemos erros, principalmente no final. Não fizemos bem a saída da pressão como foi treinado, houve um pouquinho de ansiedade para fazer a jogada, mas foi importante o resultado positivo. Agora é concentrar para fazer uma boa partida com a República Dominicana”, destacou a pivô Karina Jacob.
“Foi um jogo bom, embora tenhamos cometido alguns erros. Mas temos condições de consertar. A partida contra as dominicanas também é muito importante porque precisamos da vitória. Vamos procurar fazer o nosso melhor para continuar evoluindo e chegar bem nas finais, que é o nosso objetivo”, disse a ala Jaqueline Silvestre.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: Gaspar Nobrega/Inovafoto/Bradesco