A Seleção Brasileira Sub-19 Feminina enfrenta a seleção da França, nesta quarta-feira (22 de julho), pelas oitavas de final do Campeonato Mundial da Rússia, que está sendo realizado no Sports Palace Olympiskyi, em Checkhov. Nesta terça-feira (21 de julho), pela última rodada da fase de classificação do Grupo D, as comandadas do técnico Guilherme Vos foram superadas pela Sérvia na prorrogação por 80 a 75 (67 a 67 no tempo normal e 31 a 33 no primeiro tempo).
“Foi um jogo bastante duro contra as sérvias. Não contávamos com essa derrota, mas foram muitos erros que acabaram desconcentrando o grupo. Abrimos uma boa vantagem no primeiro período (22 a 12) e deixamos que a Sérvia encostasse ao final do primeiro tempo (33 a 31). Chamo a responsabilidade desse resultado para mim, pois poderia ter feito algo diferente”, analisou Guilherme Vos.
Com o resultado, as brasileiras finalizaram em terceiro lugar na chave com quatro pontos (uma vitória e duas derrotas), enquanto a França terminou na segunda posição no Grupo C, com cinco pontos (duas vitórias e uma derrota).
“Nosso próximo adversário será a França, que vem com uma boa campanha no Mundial. Depois da derrota sempre fica uma sensação ruim, mas vamos ter que fazer uma recuperação física e mental para motivar o grupo. A competição agora toma um novo rumo e vira mata-mata. Vamos voltar o foco para o próximo jogo atrás dessa vitória”, pontuou o treinador.
A cestinha da partida foi a pivô brasileira Gabriela Guimarães que anotou um double-double (24 pontos e 13 rebotes). Outros destaques nacionais foram as alas Kananda Benedicto (10 pontos, três rebotes, sete assistências e quatro recuperações de bola), Mariane Carvalho (10 pontos, cinco rebotes e três recuperações de bola) e Thayna Silva (14 pontos, cinco rebotes, duas assistências e três recuperações de bola). A maior pontuadora da Sérvia foi Snezana Vojinovic com 19 pontos.
O Brasil e a França já se enfrentaram cinco vezes na categoria Sub-19 Feminina. As francesas lideram com três vitórias contra duas nacionais. O último confronto entre as duas equipes foi no Campeonato Mundial da Lituânia em 2013, com vitória francesa por 51 a 39.
Jogaram pela Seleção Brasileira: Tayna dos Reis (2 recuperações de bola); Kananda Benedicto (10pts, 3rebotes, 7 assistências e 4 rec bola); Vitória Domingos (6pts, 1reb, 1assist e 1 rec bola); Gabriela Guimarães (24pts, 13reb e 1rec bola); Bianca Araújo (1pt e 2reb). Entraram: Mariane Carvalho (10pts, 5reb e 3rec bola); Thayna Silva (14pts, 5reb, 2assist e 3rec bola); Aline de Moura (9pts, 6reb e 1rec bola); Larissa Carneiro (1reb, 1assist e 1rec bola); Jennifer Nonato (1pt, 4reb, 1assist e 1rec bola); Lays da Silva (4reb, 2assist e 2rec bola) e Monique Pereira (1reb). Técnico: Guilherme Vos.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: FIBA