_curiA maior competição de base do basquete nacional terá início no sábado (08 de agosto) na capital Curitiba, no Paraná. Durante oito dias, mais de 530 atletas representando as 26 federações e o Distrito Federal estarão em busca do título do Campeonato Brasileiro Sub-15 de Seleções Feminino e Masculino da 1ª, 2ª e 3ª Divisões. A primeira rodada do Brasileiro será disputada no domingo (09 de agosto), a partir das 08h00 (de Brasília), com 23 jogos nas três divisões.

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) irá realizar uma série de eventos no sábado (08 de agosto). O primeiro deles, às 09h00 (de Brasília), será o Congresso Técnico no auditório do Hotel Bristol Centro Cívico. No mesmo horário, no ginásio de Esportes do SEST/SENAT, será ministrada a Clínica da Escola Nacional de Arbitragem (ENAB). Às 14h00, também no SEST/SENAT, é a vez da Escola Nacional de Treinadores (ENTB). E, às 19h00, no ginásio do Circulo Militar, está programada a Cerimônia de Abertura.

O primeiro Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino de Seleções foi realizada em 1985, em Recife (PE), e teve como campeã São Paulo. A partir de 2011 a competição recebeu o apoio do Bradesco, por meio da Lei de Incentivo, e foi disputada em três Divisões: 1ª, 2ª e 3ª.

O Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 Feminino é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com apoio da Federação Paranaense de Basketball e financiado com recursos do BRADESCO por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte.

Os últimos campeões:

2011
1ª Divisão – São Paulo (feminino)
2ª Divisão – Maranhão (feminino)
3ª Divisão – Rondônia (feminino)

2012
1ª Divisão – São Paulo (feminino)
2ª Divisão – Minas Gerais (feminino)
3ª Divisão – Pará (feminino)

2013
1ª Divisão – São Paulo (feminino)
2ª Divisão – Maranhão (feminino)
3ª Divisão – Alagoas (feminino)

2014
1ª Divisão – São Paulo (feminino)
2ª Divisão – Distrito Federal (feminino)
3ª Divisão – Ceará (feminino)

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)