Após a pausa para as festas de fim de ano e também para o evento-teste dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Liga de Basquete Feminino (LBF) está de volta. Com um terço da fase de classificação já realizada, Corinthians/Americana e Uninassau/América dividem a liderança da tabela de classificação do campeonato e entram em quadra neste final de semana.
Curiosamente, se o início do ano de 2016 da LBF coloca os líderes do campeonato nacional em quadra, a quinta semana de jogos do campeonato nacional feminino também terá em quadra as duas únicas equipes que ainda não conquistaram vitória na atual edição da LBF, Presidente Venceslau e Maranhão Basquete, ambos com quatro partidas disputadas e zero vitórias.
A equipe da cidade de Americana, que não entra em quadra na LBF desde o dia 14 de dezembro, procura se recuperar na tabela, após ser derrotado pelo Sampaio Corrêa na última partida que realizou, resultado que quebrou sua sequência de cinco vitórias seguidas e também fez o time do interior do Estado de São Paulo perder a liderança isolada da competição.
Em busca de começar o ano com tudo, o Americana voltou aos treinos no dia 03 de janeiro e desde então se prepara para a rodada dupla de jogos contra o Presidente Venceslau, que será realizada nos dias 21 e 22 de janeiro, ambos às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Centro Cívico, em Americana (SP).
“Estamos preparadas para esta partida que tende a ser muito difícil, já que nesta edição da LBF o equilíbrio vem sendo a tônica e não existe jogo fácil. O grupo se dedicou bastante nos treinamentos para voltar com força total e contamos com o apoio dos nossos torcedores para estes primeiros desafios de 2016”, comenta a experiente ala Karla Costa, do Americana.
Sem sentir o gosto da vitória ainda na sexta edição da LBF, Presidente Venceslau aposta em sua forte defesa para encontrar o rumo das vitórias. Nos quatro jogos que disputou em 2015, o time do interior do Estado de São Paulo sofreu apenas 69,5 pontos por jogo, segunda melhor marca da competição nacional.
No outro duelo desta semana da LBF, teremos o encontro entre duas equipes da Região Nordeste do Brasil. Nos dias 21 e 22 de janeiro, ambos realizados no Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE), América de Recife e Maranhão se enfrentam.
A equipe comandada pelo técnico Roberto Dornelas fechou o ano de 2015 com a moral muito alta. Os atuais vice-campeões do principal campeonato de basquete do Brasil engataram uma sequência de quatro vitórias seguidas na competição e contou com o tropeço de seu rival para alcançar o topo da tabela.
Sem querer diminuir o alto ritmo em que finalizou 2015, o América de Recife disputou dois amistosos preparatórios, nos dias 07 e 08 antes de voltar a disputar a LBF. Além disso, antes de entrar em quadra para os jogos do campeonato nacional, a equipe do técnico Roberto Dornelas acertou a contratação da pivô Erika de Souza, que já venceu a LBF uma vez e disputou a última edição da LBF com a camisa do próprio América.
Mesmo contando com grandes atuações da ala Paty, cestinha da atual temporada da LBF, com média de 19 pontos por jogo, o Maranhão não conseguiu ainda venceu no campeonato nacional. Curiosamente, contando já com o duelo contra o América de Recife, as três rodadas duplas do Maranhão na sexta edição da LBF foram contra os três primeiros colocados da tabela.