Após ver Corinthians/Americana e Sampaio Corrêa vencerem seus dois compromissos na semana e continuarem na liderança da tabela de classificação da LBF, agora é a vez do Uninassau/América entrar em quadra em busca de dois triunfos contra o Santo André/APABA, para voltar ao pelotão de elite do campeonato nacional e deixar a ponta da tabela novamente dividida entre três equipes.
Para que isso aconteça, a equipe comandada pelo técnico Roberto Dornelas terá que vencer a equipe andreense nos duelos do domingo (21/02), às 10 horas (de Brasília) e segunda-feira (22/02), às 20 horas (de Brasília), que serão realizados no Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE).
Além do fato de poder voltar a liderança da LBF, o América de Recife chega para o duelo contra a equipe andreense com a moral muito alta. Na semana passada, o time esmeraldino disputou o clássico contra Corinthians/Americana e mesmo com uma vitória para cada lado, a forma com que o duelo se encerrou deu muita moral para a equipe pernambucana.
Depois de derrota apertada na primeira partida contra América, pelo placar de 70 a 64, o América de Recife voltou a todo vapor para a segunda partida contra o Americana da rodada dupla e aplicou grande vitória por 90 a 67. Na ocasião, o time nordestino contou com ótimas atuações da ala Ariadna, com 18 pontos e nove rebotes, e da pivô Erika de Souza, dona de duplo-duplo de 16 tentos e 12 sobras.
Por sua vez, o Santo André entra em quadra da LBF de colocar ponto final na sequência de oito derrotas seguidas na fase de classificação do campeonato e consequentemente colocar pressão no Maranhão, por enquanto quarto colocado e dono da última vaga que dá vaga aos playoffs da LBF.
Sem vencer na LBF desde o dia 29 de novembro, no duelo contra Presidente Venceslau, equipe que ainda não conquistou resultados positivos na LBF, Santo André enfrentou em sequência o próprio América de Recife, Sampaio Corrêa, Maranhão e teve o Americana como o último adversário.
Mesmo atuando ao lado de seu torcedor, a equipe comandada pela técnica Arilza Coraça não foi párea para as atuais bicampeãs do campeonato nacional, que fecharam a rodada dupla de jogos com duas vitórias, 68 a 52 na primeira partida e dura derrota no segundo encontro, 73 a 49.
Vivendo momentos completamente diferentes na temporada 2015/2016 da LBF, o América embalado por ótima vitória contra seu maior rival e buscando a liderança do campeonato, e Santo André vindo de oito derrotas seguidas e querendo encostar no quarto colocado Maranhão, as duas equipes entram em quadra em busca de vitórias importantes no começo do segundo turno.
Além de melhor classificado e também de jogar ao lado de seu fanático torcedor, o América de Recife entra em quadra defendendo grande tabu contra a equipe andreense. Além de triunfar nos dois confrontos válidos pelo primeiro turno, realizado na Região ABC de São Paulo (SP), por 76 a 70 e 82 a 69, o time pernambucano venceu todos os quatro jogos em que enfrentou o Santo André na história da LBF.