Empatados na liderança da LBF, Sampaio Corrêa e América de Recife se enfrentam em rodada dupla crucial na briga pelo topo da LBF (Robson Neves/Divulgação)

Empatados na liderança da LBF, Sampaio Corrêa e América de Recife se enfrentam em rodada dupla crucial na briga pelo topo da LBF (Robson Neves/Divulgação)

A partir deste sábado (27/02), Sampaio Corrêa Basquete e Uninassau/América entram em quadra, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), às 18 horas (de Brasília) para dar início a rodada dupla de jogos que valem muito na briga pelo topo da tabela de classificação da Liga de Basquete Feminino.

Além do duelo deste final de semana, as duas equipes voltam a se enfrentar na LBF na segunda-feira (29/02), novamente com mando do time maranhense, desta vez às 20 horas (de Brasília), para o encerramento da rodada dupla de jogos.

Empatados na liderança da LBF, junto com o Corinthians/Americana, com campanha de dez vitórias em 12 partidas disputadas na sexta edição da LBF (83,3% de aproveitamento), Sampaio Corrêa e América de Recife buscam duas vitórias no confronto direto, para não só continuar na primeira colocação da LBF, como também ficar muito próximo do mando de quadra nos playoffs do campeonato nacional, já que cada uma das equipes tem apenas oito jogos para fazer na fase de classificação.

“As expectativas são as melhores para a partida. A gente já está trabalhando em cima de uma estratégia que vamos traçar para jogar contra o América de Recife. É um time forte que se reforçou agora com a Érika, mas estamos focadas, ligadas e vamos fazer de tudo para levar estas duas partidas e ficar mais folgadas na liderança”, comentou Lisdeivi Pompa, técnica do Sampaio Corrêa.

Restam apenas oito jogos para cada uma das duas equipes fazer na fase de classificação da LBF, com isso o duelo desta semana

Restam apenas oito jogos para cada uma das duas equipes fazer na fase de classificação da LBF, com isso o duelo desta semana é mais importante do que nunca (Robson Neves/Divulgação)

Em sua primeira temporada na LBF e já figurando entre as principais equipes da LBF, o Sampaio Corrêa defende sequência de sete vitórias seguidas na sexta edição da LBF e colocará em prova sua grande sequência em dois duelos contra a forte equipe da equipe pernambucana.

Nas duas últimas semanas, a equipe comandada pela técnica cubana Lisdeivi Pompa enfrentou Presidente Venceslau em quatro confrontos e conseguiu sair de quadra com vitória em todas as oportunidades. Nos dois primeiros duelos, realizados no Maranhão, o Sampaio contou com boas atuações da armadora norte-americana Erica Wheeler e da ala Iziane, já nas partidas realizadas no interior do Estado de São Paulo, destaque para a pivô Nádia Colhado.

Além da sequência vitoriosa de sete jogos, a maior até então da LBF, Sampaio Corrêa aposta muito na presença fervorosa de sua fanática torcida nas duas partidas contra o América, já que o fator casa vem sendo muito importante para a equipe maranhense, que venceu cinco dos seis duelos que realizou em casa, inclusive com vitória acachapante contra o Americana por 90 a 57.

“Quero fazer um chamado para a torcida boliviana e ao povo maranhense para comparecer nestas duas partidas porque nós precisamos do apoio do torcedor. É fundamental este apoio”, destacou a técnica do time maranhense, Lisdeivi Pompa.

Torcida do Sampaio Correa

O Sampaio Corrêa possui o alto aproveitamento de 83,3% em partidas ao lado de seu fanático torcedor na LBF (Paulo de Tarso/Sampaio Basquete)

Por sua vez, o América de Recife chega para o duelo contra o Sampaio Corrêa vindo de três vitórias seguidas e mostrando cada vez mais um melhor desempenho na primeira fase da LBF. Durante a sequência de três triunfos seguidos, a equipe comandada pelo técnico Roberto Dornelas conquistou média de 77,6 pontos anotados e apenas 60,6 sofridos, e busca manter os grandes números também no confronto contra a equipe maranhense.

“Não tivemos um jogo muito bom para fechar a rodada dupla de jogos contra o Santo André, mas saímos com a vitória e conseguimos tirar a lição que independente do time, o campeonato está forte e temos que entrar firme em quadra em todas as partidas, não importa o adversário”, comentou a armadora Adrianinha, do América de Recife.

“A equipe do Sampaio Corrêa tem pontos fortes em todos os setores da quadra, desde a armação até o banco, com o grande trabalho da Lisdeivi. Sabemos da qualidade de cada uma delas, que possuem um conjunto bom, mas precisamos defender como um grupo, para sair de quadra com vitórias importantes”, completou a experiente armadora.

????????????????????????????????????

Com três vitórias seguidas na LBF, o América de Recife busca a manutenção de sua invencibilidade no Maranhão (Robson Neves/Divulgação)

Além da grande sequência, a equipe pernambucana também tenta se manter com 100% de aproveitamento em partidas como visitante na atual edição da LBF, com quatro vitórias em quatro partidas realizadas longe de casa.

No primeiro turno, em duas partidas realizadas no Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE), o América de Recife dominou os três primeiros períodos de partidas, e contou com grande atuação da ala Ariadna, com 18 pontos, oito rebotes e cinco assistência para sair de quadra com vitória por 77 a 67.

Já na partida que fechou a rodada dupla, o Sampaio Corrêa foi dominante do primeiro ao último minuto, contou com atuação espetacular da pivô Nádia Colhado, dona de duplo-duplo de 17 pontos e 19 rebotes, e saiu de quadra com vitória folgada por 88 a 56, o primeiro triunfo da história do Sampaio Corrêa na LBF.