No próximo sábado (07/05), direto do Ginásio do Taquaral, em Campinas (SP), será realizada a terceira edição da história do Jogo das Estrelas da LBF CAIXA. Especialmente, nesta temporada o evento que reúne as principais estrelas do campeonato nacional feminino terá as lendas Hortência e Paula como madrinhas dos times “Rainha Hortência” e “Magic Paula” para a partida festiva.
O elenco dos dois times do Jogo das Estrelas é composto pelas 15 atletas que foram convocadas pela Seleção Brasileira para a disputa do Campeonato Sul-Americano e por mais nove jogadoras que disputaram a temporada 2015/2016 da LBF CAIXA. Além disso, os técnicos que participaram do campeonato nacional estarão no comando dos times, com os treinadores finalistas como técnicos principais de cada um.
A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.
Jogo das Estrelas LBF CAIXA 2014 – LBF Mundo 78 x 73 LBF Brasil – 1ª edição do evento
Realizado no dia 08 de março de 2014, data que celebra o Dia Internacional da Mulher, a primeira edição do Jogo das Estrelas da LBF CAIXA foi um sucesso. Direto do Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), a fanática torcida joseense compareceu em peso ao jogo e conferiu o primeiro duelo da história entre LBF Brasil e LBF Mundo.
O primeiro tempo da partida festiva foi equilibrado do primeiro ao último minuto e a LBF Brasil foi para os vestiários vencendo a partida pelo placar de 40 a 36. Na segunda etapa, a equipe com as melhores brasileiras do campeonato nacional continuou na frente até os cinco minutos finais, quando a LBF Mundo conseguiu virar o placar e conquistou a vitória pelo placar de 78 a 73.
Para a equipe vencedora, destaque para as cubanas Plutin Tizon, com 20 pontos e seis rebotes, e Ariadna, com 11 pontos e seis rebotes, e para a paraguaia Paola Ferrari, com 13 pontos e três rebotes. Já as principais destaques da LBF Brasil foram Érika de Souza, com 14 pontos e seis rebotes, Jaqueline Silvestre, com 11 pontos, e Iziane, com dez pontos.
Na ocasião, além do jogo, as atletas e as integrantes da comissão técnica da Seleção Brasileira campeã Mundial na Austrália em 1994 foram homenageadas pelo 20º aniversário da conquista histórica durante o intervalo da partida entre LBF Brasil e LBF Mundo.
Jogo das Estrelas LBF CAIXA 2015 – LBF Brasil 78 x 73 LBF Mundo – 2ª edição do evento
A segunda edição do evento foi mais uma vez realizada no interior do Estado de São Paulo, desta vez em Franca. Em parceria com o Jogo das Estrelas do NBB CAIXA, as principais destaques da quinta edição da LBF CAIXA se enfrentaram no Ginásio Pedrocão, mais uma vez no sistema das brasileiras contra estrangeiras.
Com ritmo de jogo sério, o duelo entre LBF Brasil e LBF Mundo terminou com placar empatado na primeira etapa (34 a 34). No terceiro quarto a equipe brasileira deslanchou, ao vencer o período por 30 a 19. Nos dez minutos finais o time das estrangeiras lutou muito e até conseguiu diminuir a desvantagem, porém a equipe brasileira foi forte e conseguiu fechar o jogo com o triunfo.
Pelo lado do time vencedor, a grande destaque foi a pivô Clarissa dos Santos. Com um expressivo e notável duplo-duplo na partida, 26 pontos e 17 rebotes, a pivô foi eleita a MVP da partida. Outro nome importante da vitória brasileira foi a pivô Érika de Souza, dona de 12 pontos e sete rebotes.
Já o time das estrangeiras contou com grandes atuações das alas norte-americanas Tiffany Hayes, dona de 17 pontos, e Tamera Young, que fechou a partida festiva com 14 pontos e seis rebotes.
Além da partida, o final de semana que reuniu as principais estrelas da LBF CAIXA também contou com a realização dos torneios individuais de habilidade, de 3 pontos e também com participação das atletas do campeonato feminino na disputa do Arremesso das Estrelas.