Um dos clubes do basquete brasileiro que mais promove ações sociais, seja em hospitais, orfanatos ou clínicas em seu CT, é o Uninassau/América. Se preparando para o início da temporada 2016/2017 da LBF CAIXA, a equipe pernambucana viveu uma semana muito especial com as crianças do Projeto Aurora, de Recife (PE).
Na terça-feira (07/06), as atletas e a comissão técnica do clube esmeraldino foram conhecer de perto o trabalho que é feito no Projeto Aurora. A entidade trabalha com crianças e adolescentes do bairro de Santo Amaro e usam o basquete como forma de inclusão social nas quadras no centro da cidade de Recife.
Dois dias depois, 20 integrantes do projeto que atente meninos e meninas entre oito e 16 anos e dois treinadores foram ao Centro de Treinamento Salesiano para retribuir a visita e novamente ter contato com as atletas. Além de bater uma bolinha com as jogadoras, a garotada pode conhecer toda a estrutura do CT da equipe pernambucana.
“A realidade dessas crianças é bem diferente de tudo que elas estão encontrando aqui. É fantástico puder agregar experiência positiva na vida delas. Só tenho a agradecer a Dornelas e às atletas por tudo que estão fazendo por essa turma aí”, comentou o coordenador do projeto Aurora, João Paulo Costa.
Além de proporcionar muita alegria e algo inédito na vida de muitas destas crianças, a equipe do América de Recife doou 18 pares de tênis para treinamento e tirou um sorriso ainda maior da garotada.
“A maioria ia treinar descalça porque só tinha um par de tênis e os pais não deixavam que eles usassem o único sapato que tinham para jogar basquete, agora elas vão ter o que colocar nos pés”, completou João Paulo.
A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.