Nesta sexta-feira (21/10), o Uninassau Basquete embarcou para os Estados Unidos. Por lá, a equipe pernambucana, que se prepara para disputa da LBF CAIXA 16/17 participará de intercâmbio durante 12 dias e enfrentará três equipes universitárias locais, além de participar de diversas atividades sociais.
Com problemas pessoais, o técnico Roberto Dornelas não pôde viajar com a equipe e o Uninassau será comandado por Vanessa Gatter nos Estados Unidos. A equipe pernambucana passará primeiro por um forte trabalho psicológico com a psicóloga esportiva Rosângela Vieira antes de entrar em quadra em solo norte-americano.
“As atletas irão realizar um trabalho de integração em alguns parques da Disney, entre os dias 23 e 26. Lá, serão treinadas habilidades psicológicas como coesão de grupo, autorregulação emocional para enfrentar desafios futuros, motivação, conhecimento grupal e alcance de metas estabelecidas. Durante esse período que vamos passar lá, elas vão desenvolver estratégias de tomada de decisão e enfrentamento dos seus medos”, disse a psicóloga.
Após as primeiras atividades, a equipe brasileira seguirá para a cidade de Daytona Beach, ainda na Flórida, para a realização de dois jogos amistosos: contra Georgia Tech, no dia 28 de outubro, contra South Florida, no dia 30 de outubro.
Encerrando os eventos no Estado da Flórida, a equipe segue para a cidade de Troy, no Alabama, onde enfrenta o time universitário local, a Troy University, no dia 1º de novembro
“Como todos sabem, o nível do universitário de lá (Estados Unidos) é muito alto, então será muito bom para nossa equipe. Esperamos tirar o melhor de cada jogo, para aplicarmos nesta temporada da LBF CAIXA”, disse a técnica.
Após o retorno para o Brasil, a equipe segue de Recife para Cuiabá, para buscar o tetracampeonato dos Jogos Universitários Brasileiros. Em seguida, volta aos treinos preparatórios antes do início da sétima edição do maior campeonato de basquete feminino do Brasil.
A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.