Depois de quase três anos defendendo as cores do Presidente Venceslau na LBF CAIXA, a armadora Natália Burian, popularmente conhecida como Natalinha, anunciou através de sua página no Facebook sua aposentadoria das quadras brasileiras.

“A maioria dos clubes que passei sempre fiquei muito tempo, e no Presidente Venceslau não foi diferente. Foram dois anos e cinco meses. Identifiquei-me bastante com tudo e com todos. É com tristeza que decidi dar uma pausa. Está na hora de pensar um pouco em mim. Eu amo o basquete, vivi muitas coisas dentro das quadras. Sou muito grata pelo que o Venceslau fez por mim e vou continuar torcendo demais por esse time e pelas minhas companheiras”, disse Nathalinha, em entrevista ao globoesporte.com.

Aos 32 anos, armadora Natalinha anunciou que não seguirá sua carreira no basquete feminino brasileiro (Robson Neves/Divulgação)

Aos 32 anos, armadora Natalinha anunciou que não seguirá sua carreira no basquete feminino brasileiro (Robson Neves/Divulgação)

Revelada nas escolinhas de basquete feminino em Bauru (SP), Natália Burian passou pelas categorias de base do Jundiaí e nos Estados Unidos. Como profissional, a jogadora atuou na equipe de Catanduva, em um clube da Letônia, no Americana, no Maranhão e no Presidente Venceslau. Além disso, defendeu as cores da seleção brasileira por quase quatro anos em competições internacionais.

Na LBF CAIXA, Natalinha disputou cinco edições do maior campeonato de basquete feminino do Brasil por três equipes diferentes e contabiliza 120 partidas no total, com médias de 5,5 pontos, 3,7 assistências, 2,4 rebotes e 1,6 bolas roubadas por jogo.

“Tentei não chorar, mas é difícil. Sei que vai fazer falta, muita falta, mas realmente eu precisava deste momento só para mim. Eu queria muito o título do Campeonato Paulista, queria muito ajudar o Venceslau, mas agora é vida que segue. Mesmo sem o título, sei que entramos para a história assim mesmo. É um marco para o time não só no Estado de São Paulo, mas também a nível nacional. Triste por sair, mas feliz por saber que deixo as portas abertas. Tenho um carinho muito grande pelo Flávio (técnico) e pelas amigas que fiz e levarei para o resto da minha vida”, completou Natalinha.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Confira a carta deixada por Natalinha em sua página oficial no Facebook:

“Tudo na vida é questão de escolha, as mudanças são necessárias, tudo tem um começo, meio e um fim!

Esse esporte me proporcionou os melhores momentos da minha vida. Chorei, sofri, sorri, comemorei, ganhei, perdi, ganhei amizades, ganhei o amor da minha vida, trabalhei com vários técnicos, realizei todos meus sonhos de jogadora.

Só tenho a agradecer e sou grata por onde passei, pois todos fazem parte desde meu ciclo como a Natalia atleta.

Este ciclo está se fechando e fecho feliz pois coisas novas estão por vir é só quero continuar sendo feliz neste novo caminho a ser seguido, seja ele na quadra ou fora dela. Meu muito obrigado a todos que amam este esporte e que sempre me respeitaram como jogadora!!”