Gigante da história do basquete feminino brasileiro, o Santo André entra na temporada 2016/2017 buscando resultados totalmente diferentes. Depois de não se classificar para os playoffs da edição passada da LBF CAIXA, a equipe comandada pela técnica Arilza Coraça abre a temporada com objetivo de levar o nome de Santo André ao ponto mais alto do basquete.
Na temporada passada, o Santo André, que conquistou o título da primeira edição da história da LBF CAIXA, brigou pelos playoffs com o Maranhão Basquete até a última semana de competição mas terminou sua participação na fase de classificação com campanha de quatro triunfos em 20 partidas disputadas e sem vaga para a disputa dos playoffs.
“A lição que tiramos da temporada passada é que precisamos estar sempre bem e focadas para dois jogos com o mesmo adversário, já que o sistema de rodadas duplas continua. Infelizmente, pecamos em confrontos diretos para nossa classificação na temporada passada, além do aspecto coletivo do nosso time que falhou”, comentou a ala Jaqueline, do Santo André.
A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.
Para a temporada 2016/2017 da LBF CAIXA, o Santo André entra com a moral mais do que alta. Na intertemporada do maior campeonato de basquete feminino do Brasil a equipe andreense disputou o campeonato paulista e terminou a competição o troféu de campeão após vencer série final contra Presidente Venceslau por 2 a 1.
A estreia do Santo André na LBF CAIXA já tem data e hora marcada. O time comandado pela técnica Arilza Coraça fará sua primeira partida no campeonato nacional contra o atual campeonato Sampaio Corrêa na segunda-feira (19/12), às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Pedro Dell’Antonia, na Região ABC de São Paulo.
“Acredito que esse ano será diferente, a conquista do Campeonato Paulista e o entrosamento da equipe nos fortalece mais. Continuamos trabalhando e acreditando que podemos, passo a passo, jogo após jogo, chegarmos a grande final da LBF”, Jaqueline Silvestre, lateral do Basketball Santo André/APABA.