A sétima edição da história da LBF CAIXA começou com tudo e algumas jovens atletas, que eram coadjuvantes em outras temporadas, mostraram bom desempenho nas duas primeiras rodadas e deixam a curiosidade e expectativa se continuarão produzindo em quadra como verdadeiras protagonistas de suas respectivas equipes no campeonato nacional.

Antes mesmo da bola subir para a temporada 2016/2017, a LBF CAIXA já estava um pouco diferente dos anos anteriores. Isso porque atletas de Seleção Brasileira e que por muito tempo figuraram entre os principais nomes do campeonato, ou até mesmo que estavam entrando neste grupo, não disputam mais o campeonato.

Caso das experientes Adrianinha e Iziane, que se aposentaram das quadras, e de Érika de Souza, Nádia Colhado, Clarissa dos Santos e Isabela Ramona, donas de números expressivos na LBF CAIXA que hoje estão atuando nas quadras do basquete europeu.

Durante a primeira semana da fase de classificação da LBF CAIXA tivemos dezenas de destaques, mas algumas jovens atletas tiveram desempenhos em quadra como verdadeiras protagonistas e chamaram muito atenção.

caras-novas

A LBF CAIXA 16/17 começou pegando fogo e jovens atletas mostraram em uma semana grande desempenho em quadra (Montagem/LNB)

Atual vice-campeão da LBF CAIXA, o Corinthians começou a temporada 2016/2017 com duas vitórias sobre Venceslau e em seus triunfos contou com destaque da jovem ala Izabella Sangalli. Na primeira partida do campeonato, Iza foi a cestinha do Corinthians, com 21 pontos, e quebrou seu recorde pessoal na competição. No jogo seguinte foram 14 e mais uma vez destaque na vitória alvinegra.

????????????????????????????????????

Com direito dois grandes jogos, Izabella Sangalli foi a grande protagonista das duas vitórias do Corinthians sobre Presidente Venceslau (João Pires/LBF)

“Eu fiquei muito feliz com meu desempenho nas duas primeiras partidas do campeonato, mas eu sei que eu tenho muito o que melhorar no meu jogo. Eu busco sempre evoluir a cada partida para poder ajudar meu time na melhor forma”, comentou Iza Sangalli, do Corinthians.

Criada nas categorias de base do Americana, Izabella Sangalli é uma das maiores revelações das equipes de base do basquete feminino nos últimos anos. Hoje aos 21 anos, Sangalli começa a mostrar o mesmo desempenho que sempre mostrou em seleções brasileiras de base ou nas categorias inferiores do Americana.

“Acredito que a responsabilidade das mais atletas mais novas do campeonato é sempre treinar bastante e se espelhar nas experientes. Temos que sempre aprender com as meninas mais experientes e buscar um crescimento continuo para alcançar um nível competitivo internacionalmente”, finalizou Iza.

Outra jovem destaque da primeira semana de jogos da LBF CAIXA 16/17 é a ala Raphaella Monteiro, do Uninassau Basquete. Na rodada dupla de jogos contra Blumenau, Raphaella teve desempenho de 12 pontos e nove rebotes no primeiro jogo e 13 tentos e nove sobras na partida seguinte, e foi protagonista em ambos os jogos.

“Eu acho que eu poderia ter ajudado ainda mais meu time nas duas partidas. Na verdade eu sempre acho que podemos ir melhor, encaro minha responsabilidade como a de qualquer outra jogadora. Entro em quadra para fazer a minha parte e sempre tento a excelência”, comentou a atleta do Uninassau.

dsc06798

Destaque do Uninassau na primeira semana de jogos da LBF CAIXA, Raphaella Monteiro trabalha com Dornelas já algum tempo (Luiz Augusto/Blumenau)

Raphaella Monteiro, de 21 anos, é nascida no Rio de Janeiro (RJ) mas desde a temporada 2014/2015 disputa a LBF CAIXA sob o comando do técnico Roberto Dornelas. Já atuou com a camisa do Sport Recife, América e Recife e agora, com o Uninassau Basquete, mostrou toda sua qualidade nos dois primeiros jogos do campeonato.

“Todas nós temos que passar por uma transição. Hoje o basquete feminino está passando por uma de gerações, só acho que devemos sempre estar preparadas para quando essa transição chegar, seja ela boa ou ruim”, finalizou Raphaella.

Apesar do Sampaio Corrêa fechar o ano de 2016 da LBF CAIXA com duas derrotas em duas partidas disputadas, a equipe maranhense contou com grandes atuações da jovem pivô Letícia Rodrigues, com 11 pontos e nove rebotes na primeira partida contra o Santo André e sete tentos e 13 sobras recuperadas no jogo seguinte.

Letícia é outra atleta que passou pelas categorias de base da Seleção Brasileira e na temporada 2016/2017 da LBF CAIXA começa a mostrar seus talentos nas quadras da LBF CAIXA.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

jp1_6665

Mesmo sem vitórias até então na LBF CAIXA, o Sampaio Corrêa contou com boas atuações da jovem Letícia Rodrigues (João Pires/LBF)