Antes da pausa para as festas de final de ano, cada time que disputa da LBF CAIXA realizou dois jogos, com oito partidas no total. Com poucos jogos disputados, mesmo que algumas equipes já tenham saído na frente na briga por liderança e vaga nos playoffs, ainda tem muito coisa para acontecer no campeonato que será realizado até abril.

Os grandes vencedores dessa primeira semana de jogos da sétima edição da LBF CAIXA foram o Corinthians/Pague Menos/Americana e o Santo André/APABA. Atual vice-campeão do maior campeonato de basquete feminino do Brasil, o Corinthians estreou com duas vitórias mais do que convincentes contra Presidente Venceslau.

Sem poder contar Damiris e Patrícia Chuca, peças importantíssimas do elenco que se recuperam de lesões sofridas na temporada passada, o Corinthians iniciou o campeonato contando com grande trabalho da jovem Izabella Sangalli, da experiente e sempre regular Karla Costa e da reforço Brandie Baker.

Para 2017, o time comandado pelo técnico Vendramini espera continuar com a mesma soberania apresentada nesta primeira semana e tenta repetir o feito da temporada passada e também de temporadas anteriores e fechar a fase de classificação com a melhor campanha da primeira fase.

O Corinthians iniciou a LBF CAIXA com tudo e venceu dois de seus dois primeiros jogos na competição (João Pires/LBF)

A outra equipe que venceu as duas partidas que disputou nesta primeira semana de LBF CAIXA foi o Santo André, e não foi qualquer vitória. Foram dois triunfos contra o Sampaio Corrêa Basquete, atual campeão da LBF CAIXA, e liderança divida da tabela de classificação do campeonato nacional.

Após a pausa para as festas de final de ano, o Santo André tentará se manter quente e continuar com a sequência de bons resultados, com título do estadual e as vitórias na abertura da LBF CAIXA.

Na sequência da tabela de classificação, Blumenau Basquete e Uninassau Basquete estão empatados com uma vitória em dois jogos disputados. O time pernambucano atuou desfalcado por Ariadna, maior cestinha da história da LBF CAIXA, e Casanova, grande contratação da temporada, que ainda não estão regularizadas mas conseguiram arrancar uma vitória fora de casa na abertura da temporada.

Blumenau, que é a grande novidade da sétima edição da LBF CAIXA e volta a disputar o campeonato nacional após quatro temporadas longe, conseguiu uma vitória em dois jogos contra o forte Uninassau, um dos favoritos ao título do campeonato nacional, e fechou o ano com boa perspectiva para a sequência do campeonato.

Blumenau e Uninassau venceram uma partida cada da rodada dupla e estão no meio da tabela da LBF CAIXA (Luiz Augusto/Blumenau)

Únicos times que não venceram na primeira semana de jogos da LBF CAIXA , Sampaio Corrêa e Presidente Venceslau terão pouco mais de duas semanas para “ajeitar a casa” e voltarem para  o campeonato com tudo. Presidente Venceslau montou seu elenco às pressas e tem tudo para melhorar seu desempenho em quadra.

Já o atual campeão Sampaio Corrêa perdeu atletas de peso para a temporada 2016/2017, como Iziane, MVP da Final, Nádia, MVP do Jogo das Estrelas, e Isabela Ramona, que também defende a Seleção Brasileira, e só têm apenas sete atletas no elenco.

Mas Lisdeive, melhor técnica da última temporada da LBF CAIXA, continua no comando da equipe, a experiente ala Palmira também e a equipe maranhense também pode voltar a figurar entre as grandes equipes favoritas pelo título do maior campeonato de basquete feminino do Brasil.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Santo André levou a melhor nos dois jogos contra o atual campeão e está na ponta da tabela (João Pires/LBF)