Após quatro partidas, chegou a hora de conhecer a equipe campeã da temporada 2016/2017 da LBF CAIXA. Nesta terça-feira (02/05), Corinthians/Pague Menos/Americana e Uninassau Basquete disputarão o Jogo 5 das Finais e decidirão o título do campeonato nacional, no Ginásio Centro Cívico, em Americana (SP), às 21h30, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
“Sabíamos que seria difícil demais e que nenhuma partida seria fácil. Assim como na 1ª fase, todos os jogos vem sendo muito difícil, desde os que perdemos até os que ganhamos. Depois de quatro jogos, a série está zero a zero. O time mais concentrado e que errar menos será o campeão”, analisou Joice, do Corinthians.
“Vamos jogar o Jogo 5 com o mesmo espírito que tivemos na partida anterior. O Corinthians vai ter a torcida ao lado delas, mas nós com o grupo fechado, focado e unido vamos brigar muito. Superação foi a palavra da nossa vitória no Jogo 4 e vamos tentar repetir o feito também no Jogo 5”, comentou a ala Ariadna, do Uninassau.
A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.
Para chegar até a quinta e decisiva partida, os dois finalistas protagonizaram verdadeiros embates nos quatro primeiros duelos da decisão do maior campeonato de basquete feminino do Brasil. O time pernambucano iniciou a série com vitória fora de casa, em Americana, por 73 a 62. Na partida seguinte, novamente no interior de São Paulo, o Corinthians deu o troco e igualou a série em 1 a 1 após vitória por 78 a 57.
O time alvinegro venceu o Jogo 3, realizado no Ginásio Wilson Campos, em Recife (PE), pelo placar de 80 a 68, e ficou a um passo do título da sétima edição da LBF CAIXA. Entretanto, o Uninassau se reabilitou e forçou a quinta e última partida da série Final do campeonato nacional, ao vencer o Jogo 4 por 71 a 64.
“Entramos na Final sabendo que seria assim, podemos ganhar ou perder. Conseguimos vencer um jogo aqui e agora é voltar para Americana com força total para ganhar lá e ser campeãs ao lado da nossa torcida. Erramos além da conta do nosso time e isso em um Jogo 4 de Final é fatal”, comentou a armadora argentina Melissa Gretter, do Corinthians.
“Essa vitória nossa no Jogo 4 foi fundamental pra nós. Estamos vivas na série e time que empata é time que vence título. Vamos muito fortes em busca de ganhar o campeonato”, comentou a armadora cubana Casanova, do Uninassau.
Vice-campeão na temporada passada, o Corinthians entra em quadra buscando seu primeiro título na LBF CAIXA e o quarto da cidade de Americana. Já o Uninassau, também busca seu primeiro título no maior campeonato de basquete feminino do Brasil, que seria o segundo do Estado de Pernambuco na história da LBF CAIXA e o segundo seguido da Região Nordeste do país (Sampaio Corrêa na temporada passada).
Este será o nono duelo entre Corinthians e Uninassau na temporada 2016/2017 da LBF CAIXA. As duas melhores equipes do país se enfrentaram quatro vezes na fase de classificação e mais quatro nas Finais da LBF CAIXA, e a vantagem é do time alvinegro com cinco triunfos contra apenas três do Uninassau no confronto direto.