Com a chegada do carnaval, a LBF CAIXA faz uma pausa até a próxima semana. Mas isso não significa folga para as equipes, que seguirão os treinamentos para a continuação do torneio. No dia 15 (quinta-feira), a bola volta a subir para Poty/BAX/Catanduva x Uninassau Basquete (19h) e Presidente Venceslau x Sampaio Basquete (21h), com mais seis partidas completando o fim de semana.
Até agora, em seis jogos, o mesmo desfecho para o Vera Cruz Campinas – que chega no intervalo ainda 100%. A última vitória foi a mais ameaçada até agora, já que Presidente Venceslau esteve à frente do placar até o começo do quarto período, quando as meninas de Antonio Carlos Vendramini impuseram gás e fecharam a partida. Maior cestinha da história da LBF CAIXA, Ariadna vem aumentando ainda mais a sua marca. Com 20,5 pontos por jogo, a cubana já lidera o quesito em 2018, sendo também a única a ter passado da marca dos 100 pontos na temporada (123).
Após três vitórias seguidas – duas delas em três dias -, o São Bernardo/Brazolin/Unip tem uma das principais jogadoras da competição até o momento. Thayná lidera a LBF CAIXA na média de arremessos de dois pontos convertidos (7 por jogo), roubos de bola (2,60 – foram 4 na segunda contra Blumenau), Eficiência (23,8) e duplos-duplos (4 em 5 jogos).
Os nordestinos Sampaio Basquete e Uninassau tem campanhas antagônicas. A equipe do Maranhão, comandada por Virgil Lopez no banco e por Briahanna Jackson em quadra, tem 66,7% de aproveitamento, com duas vitórias e uma derrota – dividindo a segunda colocação em aproveitamento com Blumenau. Já a equipe recifense, de Roberto Dornelas, está na 7ª posição, com um triunfo e dois reveses (33,3%), mas vem de resultado positivo contra o Funvic/Ituano. Casanova (19,3) e Gil (19) estão no TOP 3 em pontuação na temporada. Na próxima semana, as equipes fazem sua primeira viagem para o sudeste.
Presidente Venceslau e Santo André/APABA vêm de sequências negativas, apesar de terem os melhores ataques do campeonato, atrás apenas do líder Vera Cruz Campinas. A equipe do oeste paulista acumula três derrotas seguidas, mas tem o terceiro ataque mais positivo da LBF CAIXA, com média de 67,2 pontos por jogo, além da líder em rebotes, Barbara. Santo André/APABA, que vem de dois resultados negativos, tem 69,4 pontos por partida (2º da Liga).
A pausa pode significar uma mudança na campanha do Poty/BAX/Catanduva. Sem um padrão de jogo, a equipe ainda não registrou vitória, mas demonstra sinais de evolução. As meninas de Fernanda Hartwig tiveram sua melhor partida contra o Vera Cruz Campinas, incomodando bastante o líder do campeonato e vendendo caro a derrota. O trio Natalia, Julieta Ale e Tati Castro tem conduzido a pontuação catanduvense, combinando 38,8 pontos por partida. A ala argentina, inclusive, já é a quinta maior pontuadora da competição (16,2 pontos por jogo) e a líder na média dos três pontos, com 2,4 arremessos convertidos por jogo.
Quem também pode ter no pós-carnaval um divisor de águas é o Funvic/Ituano. Após começar a campanha com quatro derrotas, a equipe de Barbosa, Kelly, Palmira e companhia venceu a primeira no domingo passado e busca engatar com duas partidas em casa, contra Santo André/APABA (16/2, 21 horas) e Blumenau (18/2, 15 horas), jogo este com transmissão exclusiva da TV Gazeta.
A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.