Santo André/Apaba e Vera Cruz Campinas duelam no ABC; resultado pode mudar situação na parte de cima da tabela (Valéria Abras/Vera Cruz Campinas)

A LBF CAIXA retorna com três partidas um dia após o anúncio da seleção de 12 jogadoras que representará a LBF no Jogo das Estrelas. Às 19 horas, duas partidas no ABC paulista terão também transmissão pela LBF LIVE.

No Ginásio Pedro Dell’Antonia, o terceiro colocado Santo André/Apaba (7-4) recebe o líder Vera Cruz Campinas (12-0) em duelo que ainda não altera posições, mas pode mudar o rumo do campeonato. Vindo de uma vitória que bateu o recorde de bolas de três da história da Liga, a equipe da casa tentará usar sua arma contra a segunda melhor defesa do campeonato. No entanto, não contará com Silvinha e Erika, machucadas. A pivô Simone é dúvida.

– Lógico que é um jogo bem difícil, ainda mais se tratando de campinas. Estaremos com algumas baixas, mas vamos fazer nosso melhor pra conquistar o resultado positivo dentro de casa – disse Jaqueline, cestinha andreense.

O Vera Cruz, por sua vez, teve uma atuação segura contra o Funvic/Ituano no domingo, mesmo diante do ginásio adversário. Para hoje, a única baixa continua sendo a pivô Mariana Dias, afastada desde janeiro por cirurgia no pé direito.

A ala Karla, do Vera Cruz Campinas, está a 9 pontos de alcançar a marca dos 2 mil pontos da carreira na LBF CAIXA – seria a terceira jogadora na história da Liga a alcançar a marca, já batida pela sua companheira de equipe Ariadna (2.518) e pela rival de hoje, Jaqueline (2.197).

Lays volta a enfrentar o Funvic/Ituano. ‘É um time forte e vem crescendo muito nesse segundo turno’ (Juca Ferreira/Funvic Ituano)

Na mesma hora e a apenas 5 quilômetros do Pedro Dell’Antonia, no Ginásio Baetinha, em São Bernardo do Campo, a equipe da casa (7º, 3-8) recebe o Funvic/Ituano (6º, 5-7). Em situações parecidas na tabela, as equipes buscam melhores posições na tabela e uma possível vantagem de quadra para os playoffs. No primeiro turno, a equipe comandada por Marcio Bellicieri surpreendeu as ituanas com uma vitória por 63 a 56, na reinauguração do Ginásio Joaquim Dias, em Itu. Desde então, a equipe de Antonio Carlos Barbosa evoluiu no torneio, fato que Lays, do São Bernardo/Brazolin/Unip, destaca como principal dificuldade desta noite.

– Acreditamos muito na nossa equipe e sim confiamos que podemos sair com a vitória, mas temos que destacar que o Funvic/Ituano é um time forte e vem crescendo muito nesse segundo turno. Sempre foi uma equipe que achávamos bem forte desde o começo, mas acredito mais ainda que pode ser um jogo bom para todos”, disse a armadora, que participará do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas.

Capitã do time, Natalia representará o Poty/BAX/Catanduva no Jogo das Estrelas (Vitor Bett/Blumenau)

Fechando a noite, Presidente Venceslau (8º, 3-9) e Poty/BAX/Catanduva (9º, 0-12) fazem o duelo dos últimos colocados na tabela. Com séries negativas, o confronto significa mudança de sorte para uma das equipes. No primeiro turno, na partida de estreia de ambos, o Presidente Venceslau suou para derrotar as catanduvenses na cidade-feitiço por 63 a 58, na melhor partida da carreira de Natalia. A armadora representará o Poty/BAX/Catanduva no Jogo das Estrelas.

– O jogo de hoje é muito importante. Um adversário com o qual fomos muito bem aqui dentro de casa. A gente vai fazer de tudo pra  termos outra boa atuação -, disse Natalia, que também comentou sua seleção para o ‘JdE’. “Fico feliz em participar e representar Catanduva, uma cidade que tenho uma história e me identifico muito”, completou a armadora.

Após os jogos de hoje, a LBF CAIXA retorna no domingo de páscoa com o clássico nordestino entre Uninassau e Sampaio Basquete (15 horas), com transmissão da TV Gazeta.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.