Palmira comandou no ataque com 20 pontos (Juca Ferreira/Funvic Ituano)

Uma noite memorável em Itu, daquelas que ainda serão lembradas por um tempo. Depois de ficar praticamente o jogo todo atrás no placar, o Funvic/Ituano protagonizou uma reação heroica: empatou o jogo a 19 segundos do fim e derrotou o Sampaio Basquete na primeira prorrogação do ano, por 74 a 73, quebrando assim a série de oito vitórias da equipe maranhense.

O principal destaque da virada rubro-negra foi a ala Palmira, autora de 20 pontos, 8 assistências e 11 lances livres perfeitos. Outras três titulares tiveram pontuação em dígitos duplos (Leidi, Kelly e Maira), além de Lais, que veio do banco para somar 12 pontos. Com 10 passes, Joice ficou a dois pontos e outros dois rebotes de conseguir mais um triplo-duplo.

Em quadra durante todos os 45 minutos de ação, Palmira destacou a reação.

– O cansaço pesa depois de 45 minutos, mas no final é coração. Estava com muita dor no joelho, mas falei para o Barbosa que não iria sair. Que se não ajudasse no ataque, ajudaria na defesa. Tem que ser na raça -, disse a ala, que com os 20 pontos de hoje pode atingir os 2 mil pontos da carreira na LBF no sábado, contra a Uninassau (precisa de 8 pontos).

Quatro dias após representar o Sampaio no Jogo das Estrelas 2018, Tati Pacheco foi a grande protagonista da Bolívia Querida nesta quinta feira (12). A ala do time maranhense fez 28 pontos e bateu recorde pessoal em sete temporadas. Leila teve 11 pontos e Ziomara anotou um duplo-duplo com 11 pontos e 14 rebotes.

– Uma vitoria hoje já praticamente nos garantiria o segundo lugar. Infelizmente sofremos a derrota e complicamos um pouco, mas seguimos firmes em busca do nosso objetivo maior -, lamentou Tati Pacheco, na melhor noite da carreira na competição.

O primeiro período começou com Sampaio melhor, abrindo o jogo com um 6-0 e segurando a vantagem pelos dez minutos iniciais. O segundo quarto seguiu da mesma forma, com o time de Virgil Lopez ainda na frente, apesar da melhora do time da casa, indo para o intervalo com sete de vantagem (35×28).

Tranquilo, o Sampaio Basquete chegou a abrir 16 pontos de vantagem no terceiro período, com Tati e seus 10 pontos no período desequilibrando. Com dez de vantagem, o Sampaio parecia encaminhar para a 9ª vitória seguida.

Com 28 pontos, Tati Pacheco bateu seu recorde na LBF CAIXA (Juca Ferreira/Funvic Ituano)

A cinco minutos do fim, o time mantinha a diferença em dígitos duplos (57×47). Foi quando a equipe da casa iniciou a reação heroica. Cortou a vantagem boliviana, melhorando a defesa e distribuindo a pontuação. A 19 segundos do fim do tempo regulamentar, Joice acertou os lances livres que empataram a partida, e o Funvic/Ituano ainda precisou defender a última investida do Sampaio antes de confirmar a primeira prorrogação do ano.

No tempo extra, mais um pouco do que foi o jogo. Sampaio começou na frente, mas o Funvic/Ituano buscou a reação e virou o placar nos últimos dois minutos. No estouro do cronômetro, Tati Pacheco quase mandou a partida para outra prorrogação ao acertar um tiro da zona morta, mas a ala do Sampaio pisou na linha, decretando a virada histórica do rubro-negro.

No sábado, o time de Barbosa recebe a Uninassau, que perdeu em Campinas para o Vera Cruz nesta quinta. O Sampaio faz o caminho inverso, enfrentando o líder invicto no ginásio da Ponte Preta.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.

Torcida ituana comemora a virada heroica (Juca Ferreira/Funvic Ituano)

 

Jackson lamenta vacilo do Sampaio no final (Juca Ferreira/Funvic Ituano)