O equilíbrio marcou boa parte da série final entre Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete (Pedro Teixeira/LBF)

Está na hora de conhecer quem levanta o troféu de Campeão da LBF CAIXA 2018. Após uma série equilibradíssima, Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete decidem em quadra a partir das 15 horas, no ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP), no jogo 5 das Finais. A partida terá transmissões da TV Gazeta e do SporTV.

Em seu primeiro ano na Liga, o Vera Cruz Campinas, montado com a base do atual campeão (o extinto Corinthians/Americana), quer (continuar a) fazer história. Após ficar em desvantagem por duas vezes na série, a equipe do tricampeão da LBF CAIXA Antonio Carlos Vendramini sobreviveu e agora tem a chance de vencer o torneio em casa. Para isso, determinou que os portões fossem abertos ao público, sem retirada prévia de ingressos. Quem comparecer ao ginásio ainda poderá contribuir com a Campanha do Agasalho, uma parceria da equipe com o fundo social de solidariedade municipal.

Já o Sampaio, vencedor dos jogos 1 e 3 e que teve a primeira chance de título no jogo 4, sabe que tudo é possível, já que uma das vitórias nessas finais foi no mesmo ginásio da Ponte, fora de casa. A equipe de Virgil Lopez pode quebrar também uma outra escrita. Desde 2014, com o Americana, que a equipe visitante não fatura o título da LBF CAIXA. De lá para cá, foram três títulos das equipes mandantes no jogo final.

Nos dois primeiros, em Campinas, duas vitórias por apenas um ponto para cada. Em São Luís, o Sampaio levou o jogo 3, liderado pela norte-americana Briahanna Jackson. Na última terça, foi a vez de Melisa Gretter ser o nome da partida, com a melhor pontuação da carreira para manter o Vera Cruz Campinas vivo e trazer a série para São Paulo.

Algumas das estrelas que protagonizarão o duelo contam suas impressões da Finalíssima:

Meli Gretter, principal responsável pela vitória do Vera Cruz Campinas no jogo 4

(Pedro Teixeira/LBF)

“Temos que entrar concentradas desde o início. Creio que o Jogo 4 que fizemos nós deixamos passar os dois primeiros quartos e tivemos que correr atrás. Será fundamental começar desde o princípio focadas, defendendo duro e o ataque vai fluir naturalmente. A torcida pode esperar que eu vou deixar todo meu coração, para poder ganhar esse campeonato. Temos que demonstrar essa garra e deixar tudo aqui em quadra, porque toda jogadora busca esse momento.”

Briahanna Jackson, Craque da Galera e um dos destaques da campanha do Sampaio

(Pedro Teixeira/LBF)

“A chave para vencer o campeonato é jogar com disciplina durante os 40 minutos. O foco está nas nossas execuções ofensivas e defensivas por 40 minutos.”

Babi, recordista de jogos e títulos da LBF CAIXA

(Pedro Teixeira/LBF)

“Temos falado bastante com as meninas, mas não tem como não ter ansiedade. Terá normalmente, mas já foram quatro jogos e acho que saiu um pouco o peso dos primeiros. Temos passado tranquilidade. É um momento que todas esperaram, que toda atleta quer chegar e é continuar mantendo o foco, encaixar nosso jogo da melhor maneira, como foi em todo campeonato.”

Virgil Lopez, que busca seu primeiro título como treinador

(Paulo de Tarso Jr/Sampaio)

“A equipe está muito bem, falamos bastante sobre o último jogo e temos a chance de jogar o jogo 5 de uma final. É com isso que todo mundo sonha.”

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.

FINAIS LBF CAIXA 2018

Vera Cruz Campinas 2×2 Sampaio Basquete

Jogo 1 – 20/5, Campinas (SP). Vera Cruz Campinas 55x56 Sampaio Basquete

Jogo 2 – 22/5, Campinas (SP). Vera Cruz Campinas 59x58 Sampaio Basquete

Jogo 3 – 27/5, São Luís (MA). Sampaio Basquete 55x50 Vera Cruz Campinas

Jogo 4 – 29/5, São Luís (MA). Sampaio Basquete 51x62 Vera Cruz Campinas

Jogo 5 – HOJE 3/6, 15H. Ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP). TV Gazeta e SporTV