Janeth é a nova integrante do Hall da Fama da FIBA (Arquivo/FIBA)

Uma das maiores jogadoras de todos os tempos recebeu nesta terça-feira (26) um importante reconhecimento. Janeth Arcain, uma das estrelas da geração de ouro do Basquete Feminino Brasileiro, foi selecionada para o Hall da Fama da FIBA, entidade máxima do Basquete Mundial.

O Hall da Fama reúne os maiores nomes da modalidade de todos os tempos em reconhecimento aos grandes feitos e contribuição para o desenvolvimento do basquete em nível mundial. A cerimônia oficial de introdução será em agosto, durante a Copa do Mundo da China.

“Estou verdadeiramente emocionada por tal reconhecimento. Nada disso seria possível sem o carinho e o apoio de todos”, disse Janeth em comunicado oficial.

Além de Janeth, outros dez nomes de dez países diferentes também vão receber a honraria em agosto (lista completa ao fim do texto). A ex-ala/armadora se junta a nomes como os de Hortência e Magic Paula, já introduzidas ao Hall da Fama da Fiba. Desde 2015, Janeth já figura no Hall da Fama do Basquete Feminino nos Estados Unidos

Jogadora é uma das maiores cestinhas da História da Seleção Brasileira (Arquivo/CBB)

Em 24 anos de carreira, Janeth tornou-se uma das mais vitoriosas atletas da modalidade. Participou das maiores conquistas da Seleção Brasileira, entre os anos 1990 e 2000: ouro no PAN-1991, ouro no Mundial-1994 (feito que completa 25 anos em 2019), prata nas Olimpíadas de Atlanta-1996 e bronze em Sydney-2000.

No Brasil, foram mais de 20 títulos por clubes como Santo André, Sorocaba e São Paulo. Foi a primeira sul-americana a atuar na WNBA, pelo Houston Comets, e a única estrangeira a ser tetracampeã da Liga com o melhor basquete do mundo.

“Durante toda a minha vida, eu fiz tudo o que pude para representar a mim mesma, a minha família e o meu país da melhor forma. Também sempre foi muito importante para mim ser um exemplo para as crianças que me admiram. Como brasileira, entrar para o Hall da Fama ao lado de outros grandes nomes do meu país, como Hortência, Magic Paula e Oscar Schmidt. Não tenho palavras para descrever este sentimento”, completou Janeth ao site da FIBA.

Pela seleção brasileira, Janeth é a maior cestinha em Jogos Olímpicos. Quando encerrou sua carreira em 2007, no PAN do Rio, tinha no total 2.247 pontos em 138 jogos com a Amarelinha – uma incrível média de 16,3 pontos por jogo.

Hoje, seu instituto em Santo André (SP) ensina o basquete a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos – em 17 anos, já beneficiou mais de 15 mil. Em 2018, Janeth participou do programa LBF nas Escolas, visitando instituições de ensino das nove cidades participantes da LBF CAIXA à época, levando aos pequenos seus ensinamentos de quadra e vida. Mais de 8 mil crianças e jovens puderam conhecer e trocar experiências com a multicampeã.

Na última temporada, Janeth participou de todas as etapas do LBF nas Escolas (Divulgação)

Confira a lista do Hall da Fama 2019:

Jogadores:
Janeth Arcain (Brasil)
Margo Dydek (Polônia)
Atanas Golomeev (Bulgária)
Alonzo Mourning (EUA)
Fabricio Oberto (Argentina)
Jose “Piculin” Ortiz (Porto Rico)
Mohsen Medhat Warda (Egito)
Jiri Zidek (República Tcheca)

Técnicos:
Natalia Hejkova (Eslováquia)
Bogdan Tanjevic (Montenegro)
Mou Zuoyun (China)