29 de agosto de 2022
Terceiro colocado na LBF 2022, o SESI Araraquara Basquete recebeu neste domingo, 28, a premiação que fechou o pódio da competição.
A cerimônia aconteceu no intervalo da estreia da equipe no campeonato paulista, contra a Pró-Esporte/Sorocaba. Os torcedores presentes no ginásio, muitos deles crianças, realizaram a entrega das medalhas às atletas. A ala Nany e a ala/pivô Juliana, que deixaram a equipe após a campanha na liga, não estiveram presentes.
Em quadra, a equipe do treinador João Camargo, que defende o título estadual conquistado em 2021, venceu por 69 a 42, liderada por Aline Moura (20 pontos/15 rebotes) e Izabela (19 pontos/16 rebotes).
Melhor equipe da fase de classificação da LBF deste ano, com 16 vitórias em 18 jogos, o SESI Araraquara passou pela Sodiê Doces/Mesquita/LSB nas quartas de final, mas foi superado pelo Vera Cruz Campinas – que seria vice-campeão – após três jogos nas semifinais.
Além do pódio, o clube paulista também figurou entre os primeiros em diversas estatísticas. Foi líder em média de assistências (19,4), roubos de bola (10,9) e tocos (1,96). Teve o segundo melhor ataque (76,3) e também foi vice-líder em rebotes (46,3), bolas de três pontos convertidas (8,3) e eficiência (92,1), ficando atrás apenas do campeão Sampaio Basquete.
Em um grupo marcado pela alta rotação – nenhuma atleta teve mais de 30 minutos de média em quadra -, a capitã Aline foi o principal destaque, liderando o SESI com médias de 14,2 pontos, 8,3 rebotes e 18,5 de eficiência, detendo o recorde de troféus GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida de toda a temporada, com nove.
A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, o sportv como emissora das Finais, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop, Tietê Agroindustrial, Flexquadra e Cirúrgica Fernandes.