5 de dezembro de 2024

Unimed Campinas desbancou líder da primeira fase para ficar com o título (📸 Jorge Bevilcaqua)

O Unimed Campinas é o novo campeão paulista! Nesta quarta-feira, 4, o clube comandado por Bernardo dos Santos conquistou o título estadual ao vencer a AD Santo André, fora de casa, por 74 a 69 – placar quase idêntico ao dos primeiros jogos -, e fechar a série final em 2 a 1.

A vitória campineira no ginásio do Parque Celso Daniel, em Santo André, foi liderada pela ala/pivô Iza Sangalli, autora de 15 pontos e eleita a MVP – Melhor Jogadora – das Finais. A ala Luana teve 14 pontos, seguida da cubana Ineidis Casanova, com 12 pontos e 6 assistências e de Lua, que também anotou 12 pontos. A capitã Babi contribuiu com 12 rebotes.

Por Santo André, Yasmim foi a maior pontuadora e cestinha do jogo, com 20 pontos, seguida por Tassia, que teve 18 pontos.

Casanova foi a cestinha da competição, com mais de 20 pontos de média por partida (📸 Miriam Rosenberger)

O primeiro título do Unimed Campinas sob o comando de Bernardo dos Santos foi o terceiro estadual da história do clube, que havia sido bicampeão em 2019 e 2020. Terceiro colocado na fase de classificação, o grupo eliminou o Ourinhos/AOBE nas quartas de final e despachou o Ituano nas semifinais, ambas as vezes fechando a série em 2 a 0. Foram 15 vitórias em 21 jogos, no total.

Com 343 pontos e uma média de 20,2 pontos por partida, Casanova foi a cestinha do campeonato. MVP das Finais, Sangalli foi a líder em rebotes (186), bolas de dois pontos convertidas (98) e roubos de bola (54) absolutos. Luana foi quem mais converteu bolas de três, com 56 no total.

Tassia recebe o troféu do vice andreense (📸 Miriam Rosenberger)

Sangalli foi a MVP das Finais (📸 Miriam Rosenberger)

Babi e o troféu do tri campineiro (📸 Miriam Rosenberger)