12 de dezembro de 2024

Mais de mil crianças participaram do LBF Nas Escolas 2024 (📸 Divulgação LBF)

Aproximar as novas gerações da modalidade de forma lúdica e integrativa. O Programa LBF nas Escolas “semeou a plantinha” do esporte para mais de mil crianças e jovens em 2024.

Realizadas no segundo semestre, as ações de clubes e atletas da LBF CAIXA aconteceram em parceria com as instituições de ensino dos municípios nos quais a liga está inserida, promovendo a integração com o público infanto-juvenil, com o objetivo de despertar novos torcedores e potenciais atletas para a modalidade. O programa tem o apoio da CAIXA, patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino.

“A paixão pelo esporte começa nas idades mais novas, e o LBF nas Escolas busca acender esta chama no coração das crianças e adolescentes. Com a parceria dos clubes filiados, observando as atletas de hoje, conseguimos instigar nos jovens o desejo de praticar este esporte tão apaixonante e, quem sabe, tornarem-se as referências do futuro”, celebra Péricles Espíndola, vice-presidente da Liga de Basquete Feminino.

O primeiro a participar foi o Unimed Campinas, que recebeu 40 alunas da EE Professora Adriana Cardoso em seu ginásio, no Tênis Clube de Campinas (SP), em setembro. As crianças puderam observar um dia de treinamento da equipe paulista, desde o aquecimento até uma sessão tática, e também foram para quadra receber as instruções do técnico Bernardo dos Santos, que coordenou alguns exercícios com elas.

Em Santo André, as atletas da AD Santo André estiveram na Escola Municipal Arquiteto Estevão de Faria Ribeiro, no Jardim Marek, em Santo André (SP). Sassá, Lays, Tassia, Evelyn e companhia fizeram a festa de mais de 200 alunos do ensino fundamental.

Tassia, da AD Santo André, em visita à EMEIEF Estevão de Faria Ribeiro (📸 Divulgação LBF)

Em outubro, o elenco do Corinthians visitou a Escola Estadual Deputado Pedro Costa, na Zona Norte de São Paulo (SP), onde mais de 300 alunos do ensino fundamental participaram da integração na quadra de esportes ao lado de atletas como Alana Gonçalo, Gil, Ariadna, Milena e Tati Pacheco. A instituição, inclusive, foi a única escola brasileira a concorrer neste ano ao prêmio de Melhor Escola do Mundoo World’s Best School.

O Unisociesc Blumenau realizou sua etapa no clube Vasto Verde, em Blumenau (SC), com 62 alunas dos Colégios Sagrada Família e Shalon e também do Pólo Vasto Verde, que puderam vivenciar de perto a energia do basquete, fortalecendo o espírito esportivo com muita diversão. Em Ponta Grossa (PR), o Ponta Grossa/Curso ASB visitou o Colégio Estadual Professor João Ricardo Von Borell Du Vernay, apresentando o primeiro clube paranaense da história da LBF CAIXA.

Alunos de Blumenau participam do LBF nas Escolas (📸 Unisociesc Blumenau)

A Sodiê Mesquita levou aos alunos da Escola Municipal Governador Roberto da Silveira, vizinha à Arena Sodiê, um verdadeiro “dia de basquete”, com a simulação de um treinamento, de uma partida e a vivência completa do esporte, com a presença das atletas e do Locão James, mascote da equipe.

As atletas do Ituano e o galo, mascote do clube, levaram alegria a cerca de 70 crianças da Escola Vagalume – Lumen, de Itu (SP). Em novembro, foi a vez do Sampaio Basquete promover um dia especial para os alunos do Colun – o Colégio Universitário, escola pública mantida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís (MA). As jovens atletas maranhenses Duda e Edvania e o auxiliar técnico Paulo César Ribeiro representaram o tricolor na ação com cerca de 70 alunos, que puderam conhecer mais sobre a equipe e realizar treinamentos básicos de basquete.

Em Araraquara (SP), o campeão da temporada SESI Araraquara promoveu atividades com 100 alunos do próprio SESI, que também participaram de uma palestra ministrada pelo gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental do município, Valter Luiz Iost Teodoro, que falou da importância da preservação do planeta através de ações cotidianas.

Teve até palestra sobre o meio ambiente durante o LBF nas Escolas em Araraquara (📸 SESI Araraquara)

Encerrando a temporada, o Pontz São José Basketball levou seu elenco à Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral Professora Sônia Maria Pereira da Silva, no bairro Novo Horizonte, em São José dos Campos (SP). As atletas realizaram dinâmicas com bola e organizaram partidas com 30 alunos do 5º ao 9º anos, com idades entre 11 e 15 anos.

LBF CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios oficiais de Eletrobras e Renata e tem a Wilson como bola oficial, a TV Brasil como emissora oficialsportv como emissora dos playoffsUOL, o ge.com/EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia e o apoio da Udiaço e da Winner Sports.