13 de dezembro de 2024
Cestinha, Líder em Rebotes, Quinteto Ideal e Melhor Jogadora da LBF CAIXA 2024. Foi um ano praticamente perfeito para Gabi Guimarães, do Ituano, que dominou as premiações individuais da temporada. A camisa 13 foi o grande destaque da campanha do galo, que terminou na terceira posição – melhor campanha desde o ano do título, em 2021.
A pivô foi eleita a Melhor Jogadora da Partida por 15 vezes neste ano e teve uma média de 25 pontos de eficiência. Em 24 partidas, foram 20,3 pontos e 10,4 rebotes em média e novos recordes pessoais: 35 pontos sobre Santo André, em abril, e 20 rebotes contra o Ponta Grossa/Curso ASB, em março, melhores marcas desde que estreou na liga, em 2018.
E, no último final de semana, Gabi conquistou a medalha de bronze da Americup 3×3 com a Seleção Brasileira em San Juan, Porto Rico.
Ela relembrou momentos de sua temporada histórica e fez mistério sobre onde vai jogar em 2025. Confira na entrevista, abaixo:
LBF: Gabi, como você define este seu ano de 2024 na LBF CAIXA? Ao que ou a quem você deve as grandes performances com a camisa do Ituano?
Gabi Guimarães: Foi um ano de muitas realizações profissionais mas, principalmente, um ano muito feliz. Estive com meninas ótimas, que facilitaram meu trabalho e, grande parte do que aconteceu, foi graças a cada uma delas.
LBF: Em 2023, no Sampaio, você teve média de 10,3 pontos por jogo. Um ano antes, quando foi campeã pelo tubarão e foi pro Quinteto Ideal da LBF CAIXA pela primeira vez, a média foi de 12,7 pontos. No Ituano, neste ano, você ganhou mais tempo de quadra e sua pontuação praticamente dobrou (20,3 pontos), o que lhe rendeu quatro premiações individuais na temporada. Você se sente, de fato, mais protagonista em Itu?
Gabi: Acredito que seja um “protagonismo” diferente. Este ano tive muito mais tempo (de jogo), com um elenco reduzido em número de jogadoras, mas que se entendiam muito bem dentro de quadra; estava confiante e à vontade para fazer tudo da melhor forma possível.
LBF: Relembre um pouco a campanha do galo na LBF CAIXA 2024. Foi uma ótima fase de classificação (2º lugar, 16 vitórias), a melhor desde a temporada que foi campeão, em 2021. Após despacharem o Corinthians nas quartas, vocês fizeram uma semifinal acirradíssima com o SESI Araraquara, que acabaria sagrando-se campeão. Qual foi o melhor momento do time na temporada? Pra você, o que faltou pro Ituano voltar a decidir a LBF CAIXA?
Gabi: Acho que o jogo 2 da semifinal foi um jogo bem marcante para todas. Nos superamos em vários aspectos e torcíamos umas pelas outras, com a mesma vontade de ganhar. Não consigo ainda achar algo que faltou. Acredito que o esporte seja assim: venceu quem jogou melhor.
LBF: Para você, em especial, qual foi o melhor momento da temporada?
Gabi: Não consigo achar um melhor momento, foi uma temporada incrível e especial do começo ao fim.
LBF: E 2025, quais são as expectativas para a nova temporada? Seu futuro já está definido ou ainda segue em aberto?
Gabi: Espero fazer uma temporada tão boa quanto esta mas, principalmente, conseguir mais um título. Tenho o futuro definido, que logo será divulgado.
A LBF CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios oficiais de Eletrobras e Renata e tem a Wilson como bola oficial, a TV Brasil como emissora oficial, o sportv como emissora dos playoffs, o UOL, o ge.com/EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia e o apoio da Udiaço e da Winner Sports.