Da redação, em Americana (SP) – 06.08.2025

Está chegando a hora de uma novidade criada para a temporada 2025 entrar em ação. No intuito de valorizar cada vez mais a dedicação de todos os envolvidos, a LBF CAIXA 2025 terá, pela primeira vez, a disputa de terceiro lugar. E a busca pela medalha de bronze será nesta quinta-feira (07.08), entre Pontz São José Basketball e Unimed Campinas. O duelo será às 19h30, com transmissão do UOL e do canal LiveBasketballBR no YouTube.

A novidade chegou agradando e trazendo uma expectativa maior para os semifinalistas que não avançaram a final. A disputa pela medalha deixa a maior competição do basquete feminino no Brasil ainda mais emocionante e atrativa, e a ala/pivô Iza Sangalli sabe disso. A jogadora do Unimed Campinas está com a expectativa alta para esse compromisso.

“Nosso time teve momentos altos e baixos durante a temporada, mas nós soubemos lidar como equipe unida e chegar até a semifinal juntas, superando as expectativas de muitas pessoas, mesmo a gente sabendo que sempre teve essa chance. Estou muito feliz e orgulhosa de fazer parte desse time e com certeza vamos em busca do bronze e desse lugar no pódio dentro da maior liga de basquete feminino no país”, afirmou Iza.

A jogadora que é um dos principais destaques da equipe campineira chama atenção para pontos que considera fundamentais para conseguir a vitória e, consequentemente, o terceiro lugar na LBF CAIXA 2025. “Acho que temos que focar muito em nossa defesa, conseguir parar o jogo de transição delas e dar o nosso melhor como equipe”, disse Iza Sangalli.

A craque do Unimed Campinas é a segunda maior pontuadora do campeonato, primeira no rebote, primeira no arremesso de dois pontos, terceira no lance livre e segunda jogadora a ter a melhor eficiência entre todas as participantes.

Iza Sangalli e Manu Rios são destaques de suas equipes (Fotos: @thomaz_marostegan e @ocaradafotoesportiva)

Outro destaque dessa decisão fica por conta da armadora do Pontz São José, Manu Rios. A colombiana é a terceira na estatística de pontos e de assistências, a quarta nos arremessos de dois pontos, a melhor em lances livres e a segunda em bolas recuperadas.

Feliz com a possibilidade de conquistar essa medalha de bronze, Rios descreve a expectativa para a partida desta quinta-feira. “Conseguir a medalha de bronze para nós seria algo muito significativo. Estar entre as três melhores equipes da Liga demonstra o bom trabalho, esforço que cada uma de nós fez. Para o clube seria algo histórico e muito representativo”, disse Manu Rios.

A armadora do Pontz São José ainda destacou o quanto isso pode vir a ser valioso para toda a comunidade do vôlei na cidade. “Queremos conseguir que o basquete feminino seja mais visto em São José. Certamente haverá muito mais apoio e por tudo isso ganhar a medalha de bronze seria muito importante”, concluiu Manu Rios.

Na sequência da disputa de terceiro lugar, a LBF CAIXA 2025 dará início a disputa pelo título. Sampaio Basquete e SESI Araraquara se enfrentam em uma série melhor de cinco jogos, que terá início no domingo (10.08), em São Luís (MA). O segundo, na terça (12.08), segue na capital maranhense, enquanto o terceiro (17.08) e o quarto (19.08), se necessário, estão marcados para o SESI Vila Leopoldina, em São Paulo (SP). Em caso de empate na série, a quinta e decisiva partida será novamente em São Luís, já que o Sampaio teve melhor campanha na fase de classificação, no dia 24 de agosto.

LBF CAIXA conta com o patrocínio master da CAIXA e Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, os patrocínios oficiais de Eletrobras, Renata e Roller e tem a Molten como bola oficial, a TV Brasil e a ESPN como emissoras oficiaisUOL, o GE EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros de mídia oficiais, a parceria da Udiaço Multilog e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de TAM Executiva e Cirúrgica Fernandes.