Da redação, em Americana (SP) – 20.08.2025

O título conquistado na noite de terça-feira (20.08) com o SESI Araraquara chega de forma ainda mais especial para uma jogadora específica. Débora subiu pela quinta vez ao lugar mais alto do pódio da LBF CAIXA, igualando as atletas Babi e Karla, de Campinas (SP), que foram campeãs com ela em 2012 e 2014, em Americana (SP).

A armadora do SESI se tornou pentacampeã depois de dois títulos justamente em Americana e os outros três com o atual time. Débora esteve em quadra em todas as 14 edições da Liga de Basquete Feminino e está em sua segunda passagem pelo time do interior de São Paulo – a primeira em 2019 e, a segunda, de 2023 até agora.

“Essa já foi a minha quarta temporada pelo SESI Araraquara e tive a honra de estar nos três títulos consecutivos. Eu estive no clube quando o projeto começou, e ver aonde chegamos hoje é muito gratificante. Esses três títulos consecutivos são resultado de muito trabalho e dedicação de todos”, disse Débora, nascida e revelada pelo basquete de Americana.

Débora é um símbolo de grande força no SESI Araraquara (Foto: João Pires/LBF)

Dos primeiros passos, na base da ADCF/Unimed Americana, ao quinto título brasileiro, Débora vivenciou várias e enriquecedoras experiencias. Aos 34 anos, a jogadora ainda se tornou, neste ano, a sétima maior assistente da história da Liga, com 734. Mas, o principal no coração da atleta é mesmo festejar em grupo.

“É muito especial e gratificante viver tudo isso. Cada título tem uma história única, cada conquista é fruto de muita dedicação, disciplina e trabalho em equipe. Quando olho para trás, passa um filme na cabeça com todos os momentos que já vivi no basquete e eu fico muito feliz e orgulhosa de toda minha trajetória”, afirmou Débora.

Essa história de 27 anos e muita dedicação ao basquete deu a jogadora muitas alegrias. Com a tarefa de definir o momento mais especial, Débora não conseguiu. “São tantos momentos especiais, que é difícil escolher um só. Cada etapa teve sua importância e me fez crescer como atleta e como pessoa. O mais especial é olhar para trás e ver tudo o que construí, cada desafio superado, cada conquista e as pessoas incríveis que caminharam comigo”, destacou, emocionada.

Débora é armadora do SESI Araraquara há quatro temporadas seguidas (Foto: João Pires/LBF)

E a emoção também se faz presente quando a armadora pensa no peso que o basquete tem na sua vida. Namorada de Gemerson, também jogador de basquete, atualmente no Bauru Basket, Débora se vê envolvida na modalidade praticamente o tempo inteiro. E adora esse fato.

“O basquete é muito mais que um esporte. Ele representa grande parte do que sou, me ensina constantemente e me abriu portas, proporcionando oportunidades de crescimento além das quadras”

Na grande final da LBF CAIXA 2025, o SESI Araraquara precisou de quatro jogos para conquistar o título em cima do Sampaio Basquete. Fora de casa, em São Luís (MA), o time de Débora venceu o primeiro por 57 a 56 e o segundo por 64 a 63, demonstrando o equilíbrio da decisão da temporada. Em casa, no entanto, foi superado por 70 a 62 e, no quarto e decisivo, venceu o 65 a 57.

LBF CAIXA conta com o patrocínio master da CAIXA e Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, os patrocínios oficiais de Eletrobras, Renata e Roller e tem a Molten como bola oficial, a TV Brasil e a ESPN como emissoras oficiaisUOL, o GE EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros de mídia oficiais, a parceria da Udiaço Multilog e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de TAM Executiva e Cirúrgica Fernandes.