Da redação, em Americana (SP) – 21.08.2025
Um vice-campeonato em uma competição com 11 participantes é, sem dúvida, um grande resultado. Mas o Sampaio Basquete queria mais. Comissão técnica e atletas não ficaram satisfeitos com a segunda colocação na LBF CAIXA 2025, sobretudo porque sabem que o time tinha potencial para conquistar o título nesta temporada.
O Sampaio liderou a competição durante toda a fase classificatória e, ao perder o título da Copa LBF, justamente para o SESI Araraquara, campeão novamente no campeonato brasileiro, optou por trocar de técnico. Rodrigo Galego, que já havia sido campeão com o time maranhense na temporada 2022, retornou.
Passados dois dias do jogo decisivo, Galego falou abertamente sobre a frustração, “Foi uma dura derrota, principalmente falando dos dois jogos em casa. Peço desculpas aos nossos torcedores apaixonados por mais uma vez não termos conseguido o tão desejado título”, disse o treinador.

Rodrigo Galego assumiu o Sampaio Basquete após a Copa LBF e levou o time até a final (Foto: João Pires/LBF)
Rodrigo Galego, no entanto, demonstrou nobreza ao elogiar a qualidade do adversário na busca pelo título. “É impossível não reconhecer o grande trabalho do SESI, toda a CT, atletas e todos os funcionários que completam o ecossistema. Temos uma hegemonia no Basquete Brasileiro e o que nos resta agora é trabalhar para evoluirmos e nos tornarmos cada vez mais competitivos na LBF”, destacou.
O técnico do Sampaio Basquete ainda fez questão de reconhecer o empenho de todos os envolvidos no processo. “Agradeço às atletas do Sampaio pelo caráter, pelo trabalho diário e pela luta por esse sonho que ficou adiado. E por fim, falando de LBF, foi um grande prazer estar de volta à Liga, rever colegas, reencontrar todos que lutam diariamente pelo crescimento do Basquete Feminino. Contem comigo nessa luta”, completou Galego.
A capitã do time de São Luís (MA), Tainá Paixão tem uma mentalidade muito parecida com a do treinador. Os dois primeiros jogos, em casa, quando a equipe perdeu por um ponto em ambos, foram cruciais para deixar um sentimento de frustração ao fim do campeonato.
“A temporada foi uma das mais desafiadoras que já tive na LBF. Enfrentamos algumas adversidades e conseguimos dar a volta por cima. Jogo após jogo, fomos evoluindo e nos superando. Chegar às finais foi a recompensa de todo esse esforço. Mas o resultado final deixa um gosto amargo, principalmente pelos dois primeiros jogos em casa”, analisou Paixão.
Apesar de lamentar o resultado, a armadora sabe que o seu time fez bonito ao longo do campeonato.
“Ainda assim, nosso sentimento é de gratidão. Um agradecimento especial à nossa torcida, aos que nunca deixaram de acreditar na gente e estiveram ao nosso lado nos momentos bons e ruins, em todos os jogos. Agradecemos também a toda comissão técnica e diretoria, que não mediu esforços para nos dar a estrutura necessária para brigarmos pelo título em mais uma temporada”, concluiu Tainá Paixão, grata.
Na grande final da LBF CAIXA 2025, o SESI Araraquara precisou de quatro jogos para conquistar o título em cima do Sampaio Basquete. Fora de casa, em São Luís (MA), o time de Débora venceu o primeiro por 57 a 56 e o segundo por 64 a 63, demonstrando o equilíbrio da decisão da temporada. Em casa, no entanto, foi superado por 70 a 62 e, no quarto e decisivo, venceu o 65 a 57.
A LBF CAIXA conta com o patrocínio master da CAIXA e Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, os patrocínios oficiais de Eletrobras, Renata e Roller e tem a Molten como bola oficial, a TV Brasil e a ESPN como emissoras oficiais, o UOL, o GE EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros de mídia oficiais, a parceria da Udiaço e Multilog e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de TAM Executiva e Cirúrgica Fernandes.