Da redação, em São Paulo (SP) – 21.11.2025
Além de um dos destaques da Liga de Basquete Feminino, a ala Luana de Souza é ranqueada a número 1 do Brasil no Basquete 3 x 3. Admirada por todo o meio da modalidade em que vive desde os 13 anis, a jogadora do Unimed Campinas tem outra paixão além do esporte: a família.
Por isso, viver do esporte é um desafio. Estar quase sempre longe de casa para representar equipes de outras cidades ou estados, é, de fato, delicado, porém habitual no seu dia a dia, mas Luana procura dar um jeito de estar sempre próxima de toda a família.
“É muito bom falar sobre o que somos além das quadras. Procuro falar que, fora da quadra, eu sou a filha da Dona Sônia. É assim que eu me represento e identifico. Ela é uma mulher que sempre me ensinou a nunca desistir de nada e ir atrás de tudo o que eu sonho e me determino a fazer. Vai além de qualquer dia a dia de pressão”, afirmou Luana, que é natural de Santo André (SP).
Há 13 temporadas na disputa da LBF, a jogadora encara a profissão como esse fator que desafia e apaixona ao mesmo tempo.
“Fazer basquete profissional no Brasil é muito desafiador. A gente sempre tem que estar provando para o mundo que o basquete feminino pode acontecer, que merece ser bem-visto e esse valor, e as coisas estão melhorando bastante. Mas, a gente sabe que, mesmo sendo desafiador, é apaixonante e é o que a gente quer realizar todos os dias”, concluiu Luana de Souza.
O Unimed Campinas, time de Luana, teve boa campanha e foi o quarto colocado na LBF CAIXA 2025.
Assista esse papo completo:
A LBF CAIXA conta com o patrocínio master da CAIXA e Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, os patrocínios oficiais de Eletrobras, Renata e Roller e tem a Molten como bola oficial, a TV Brasil e a ESPN como emissoras oficiais, o UOL, o GE EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros de mídia oficiais, a parceria da Udiaço e Multilog e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de TAM Executiva e Cirúrgica Fernandes.


