Da redação, em São Paulo (SP) – 08.12.2025
Personagem marcante em absolutamente todas as edições da Liga de Basquete Feminino (LBF), a armadora Joice Rodrigues segue sendo destaque na principal competição do basquete feminino no país. A jogadora de 39 anos veio se desenvolvendo junto com o campeonato e passou por todos os momentos da Liga desde 2010.
Atenta a essas mudanças que chegam cada vez mais para a evolução da LBF e do basquete feminino no Brasil, Joice busca ser presente para fazer a sua contribuição junto ao comando da competição.
“Eu participei de todas as ligas e a gente vai vendo as mudanças gradativas em cada processo, em cada Liga. Esse ano, por exemplo, com a entrada do Fair Play salarial, isso ajudou muito porque essa é uma parte muito importante para qualquer atleta”, disse a armadora que representou o Cerrado Basquete na LBF CAIXA 2025.

Joice fala sobre como foi participar de todas as edições da LBF até hoje. João Pires/LBF
Joice fala sobre a implantação da obrigatoriedade de os clubes apresentarem um documento com a assinatura de todos os envolvidos na equipe, comprovando que a parte salarial está em dia.
“A gente depende do salário. Não há um caixa dois para atletas. A gente vive do basquete e essa é uma iniciativa muito importante na LBF”, afirmou Joice.
Justamente por ter começado no basquete aos 10 anos e viver do esporte há tantos anos, além de ter sido mãe muito nova, os estudos ficaram em segundo plano por bastante tempo. Mas a jogadora teve disposição para mudar essa história e retomou as aulas recentemente.
“Corri atrás e estou tentando. Tive que ir para fora de novo quando acabou o time onde eu estava jogando e isso atrasou um pouco. Era para eu estar treinando agora e ano que vem fazer uma faculdade, mas voltei e estou tentando fazer uma prova para continuar essa engrenagem. Eu gostei muito e nunca é tarde para recomeçar”, concluiu Joice.

Joice Rodrigues é entrevistada por Maria Paula na festa de melhores do ano da LBF 2025. Foto: João Pires/LBF
A LBF CAIXA conta com o patrocínio master da CAIXA e Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, os patrocínios oficiais de Eletrobras, Renata e Roller e tem a Molten como bola oficial, a TV Brasil e a ESPN como emissoras oficiais, o UOL, o GE EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros de mídia oficiais, a parceria da Udiaço e Multilog e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de TAM Executiva e Cirúrgica Fernandes.

