Da redação, em São Paulo (SP) – 15.12.2025
Foz do Iguaçu foi palco, em dezembro, da etapa final do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) Sub-15 Feminino de Basquete, reunindo o futuro do esporte em uma competição intensa e cheia de talento. O torneio, promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes em parceria com a CBB, contou com 24 equipes de diferentes estados disputando o título nacional da categoria.
O evento marcou não apenas o encerramento do calendário de base, mas também reforçou o compromisso das equipes com o desenvolvimento do basquete feminino.
Segundo as novas diretrizes da LBF 2025, os clubes participantes da liga principal passam a ter obrigatoriedade de manter equipes de base atuando em competições como o CBI ou o CBB, uma medida que visa fomentar, fortalecer e dar continuidade ao trabalho de formação de jovens atletas.
Cumprindo essa nova regra e reafirmando seu compromisso com o futuro do basquete nacional, Sampaio Corrêa, Santo André, São José dos Campos e Corinthians marcaram presença na edição em Foz do Iguaçu, mostrando que o investimento na base é o caminho para a consolidação do esporte no Brasil.
Pódio e resultados finais
Jogando em casa e empurrado pela torcida, o Foz Basquete (PR) conquistou o título do CBI Super 15 Feminino de 2025 ao vencer a Sociedade Thalia (PR) na grande decisão. Na disputa pelo terceiro lugar, o Tupã Basquete (SP) superou a AD Santo André (SP) e completou o pódio da competição.
Pódio – CBI Sub-15 Feminino 2025
1º lugar: Foz Basquete (PR)

Time de Foz do Iguaçu. Reprodução Instagram CBB (@basquetebrasil)
2º lugar: Sociedade Thalia (PR)

Time Thalia. Reprodução Instagram CBB (@basquetebrasil)
3º lugar: Tupã Basquete (SP)

Time de Tupã. Reprodução Instagram CBB (@basquetebrasil)
Resultados decisivos:
Final: Foz Basquete (PR) 73 x 61 Sociedade Thalia (PR)
3º lugar: Tupã Basquete (SP) 59 x 51 AD Santo André (SP)
Destaques individuais
O CBI Super 15 Feminino revelou vários talentos em diferentes fundamentos do jogo. Karin Victoria Cáceres Alvarenga (Foz Basquete – PR) foi a cestinha da competição e também eleita MVP do campeonato, coroando sua atuação decisiva na campanha do título. Na final, o prêmio de MVP da partida ficou com Ana Laura Barreto Rodrigues Machado (Foz Basquete – PR), peça chave na vitória da equipe da casa.
A LBF CAIXA conta com o patrocínio master da CAIXA e Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, os patrocínios oficiais de Eletrobras, Renata e Roller e tem a Molten como bola oficial, a TV Brasil e a ESPN como emissoras oficiais, o UOL, o GE EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros de mídia oficiais, a parceria da Udiaço e Multilog e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de TAM Executiva e Cirúrgica Fernandes.

