O Sport Recife alcançou a recuperação na primeira fase do Campeonato Sul-americano Adulto Feminino de Clubes – 2014 ao derrotar a Universidad Católica, da Bolívia, nesta segunda-feira (26 de maio), por 89 a 73 (55 a 40 no primeiro tempo), em duelo válido pela segunda rodada, disputado no Coliseo Julio César Hidalgo, na cidade de Quito, no Equador.
A equipe brasileira iniciou melhor a partida, impondo seu ritmo e dominando o marcador, com 19 pontos de vantagem (32 a 13). No período seguinte, a equipe boliviana tentou a recuperação, levando vantagem e baixando um pouco a diferença (23 a 27). Nos dois períodos seguintes, o time pernambucano controlou bem a vantagem e garantiu a sua primeira vitória na competição – 19 a 14 (terceiro) e 15 a 19 (quarto).
Os principais nomes da partida foram Izabela Andrade (28 pontos, 10 rebotes, 02 assistências e 04 bolas recuperadas – double-double), Vanessa Gattei (11 pontos, 05 rebotes, 07 assistências e 01 bola recuperada) e Tainá Paixão – foto – (11 pontos, 04 rebotes, 05 assistências e 01 bola recuperada), em favor da equipe brasileira; Amina Njonkou (27 pontos e 12 rebotes – double-double), Susana Paola Flores (12 pontos) e Fernanda Gutierrez Torres (12 pontos, 09 rebotes e 03 assistências), pela equipe boliviana.
Na abertura da rodada, o colombiano Club La Estancia de Popayan bateu o uruguaio Club Malvín, por 99 a 70 (51 a 35 no primeiro tempo). A pivô brasileira Kelly Santos, que defendeu o Maranhão Basquete na última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), anotou três pontos e apanhou sete rebotes, ajudando a equipe da Colômbia a vencer.
Com estes resultados, o Sport Recife divide a segunda colocação do Grupo A, com o Club Malvín, ambos com três pontos, em dois jogos realizados (01 vitória e 01 derrota). O Club La Estancia de Popayan lidera a chave, com quatro pontos, decorrentes de dois resultados positivos.
Na terceira rodada, que fecha a primeira fase, o Sport Recife vai encarar o Club Malvín, nesta terça-feira (27 de maio), às 20h00 (de Brasília). O vencedor garante classificação à etapa seguinte da competição.
Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Foto: Samuel Vélez/Divulgação