Depois da fase de preparação no ginásio do Centro Esportivo Baetinha, em São Bernardo do Campo (SP), e disputar dois amistosos contra as equipes Sub-19 feminina do BCN/Osasco (SP) e do São José/Atleta Cidadão (SP), a Seleção Brasileira Sub-17 Feminina embarca, nesta sexta-feira (20 de junho), para a República Tcheca. A partir do dia 28 deste mês o Brasil disputa o 3º Campeonato Mundial da categoria nas cidades de Klatovy e Pilsen. Antes do Mundial, as brasileiras fazem dois jogos amistosos contra as donas da casa, no dia 23, e com o Japão, no dia seguinte.
Nesta quarta-feira (18 de junho), a seleção venceu a equipe Sub-19 feminina do São José/Atleta Cidadão (SP) por 55 a 46 (23 a 19 no primeiro tempo), no ginásio Pró-Visão de São José dos Campos, na última partida em território nacional.
O técnico Júlio Cesar Patrício destacou a importância dos amistosos e falou sobre a expectativa para a competição. “Vamos usar esses amistosos para avaliarmos a equipe antes do início da competição. Enfrentaremos equipes fortes que nos darão toda a base para chegarmos em ritmo de jogo na estreia. Na última semana priorizamos a parte física, mas sempre casando com a filosofia técnica e tática. O objetivo foi deixar o grupo mais homogêneo, já que muitas meninas vieram direto de campeonatos. Agora estamos com o grupo mais forte fisicamente e focados na parte tática”, explicou o técnico.
“Teremos também uma semana de preparação na República Tcheca, o que será importante para finalizarmos a preparação. A expectativa é uma das melhores para um bom início de Mundial”, completou Júlio, que foi campeão no Sul-americano Sub-15, em 2012, e bronze na Copa América Sub-16, em 2013.
O Brasil vai estrear no Campeonato Mundial Sub-17 Feminino no dia 28 deste mês contra o Egito. Na sequência a equipe nacional irá enfrentar as seleções da Itália (29 de junho) e Espanha (1º de julho). Na segunda fase, a Seleção Brasileira terá como adversário uma das quatro seleções do Grupo A: Canadá Coreia, Hungria e República Tcheca. A partir dessa etapa, somente os vencedores continuam na disputa por medalhas e pelo título.
Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Foto: Gaspar Nobrega/inovafoto