A Seleção Brasileira Adulta Feminina está treinando em São José dos Campos, no interior paulista, para os três amistosos contra o Canadá, entre os dias 26 e 28 deste mês, na cidade de Edmonton, no Canadá. E não é só o basquete que ocupa a mente das jogadoras. As alas Isabela Ramona, Leila Zabani e Patrícia Teixeira (todas na foto) também batem um bolão quando o assunto é beleza. Em meio aos treinos, elas não deixam de cuidar da beleza. As três jogadoras, que estiveram em ação na Liga de Basquete Feminino (LBF), contaram o que fazem para se manterem sempre belas.
“Meu maior xodó são meus cabelos. Faço luzes e tento sempre me cuidar. Tomo bastante cuidado com a alimentação comendo verduras e saladas, além de muitas frutas. E tento não cometer excessos. Faço academia pelo basquete, mas gosto mesmo é de malhar as pernas. No geral, estou bastante contente com meu corpo”, contou a paulista Leila, do Rio Claro Basquete, entre risos.
“Sempre tive meu cabelo cacheado, mas de uns tempos para cá estou mantendo eles lisos. Acho que é mais fácil de me manter sempre arrumada, ainda mais jogando basquete. Não tenho muito rituais de beleza, mas sou bastante vaidosa. Gosto de estar em forma e passar um batom antes de entrar em quadra para jogar”, destacou Patrícia, de 23 anos, que retornou ao São José/Colinas Shopping, depois de atuar pelo Ourinhos Basquete.
“Para ser sincera não faço nada fora do básico. Passo hidrante no corpo e gosto de passar um perfume quando vou jogar, mas maquiagem só uso quando saio com as amigas para dançar. Como tenho o cabelo muito cacheado procuro usar um shampoo especifico para meu tipo de cabelo e creme de pentear. Tenho conversado muito com a nutricionista por que estou balanceando a minha alimentação. Mas eu agradeço mesmo é a minha genética baiana”, comentou Isabela Ramona, de 20 anos, jogadora do São José/Colinas Shopping.
Voltando para a quadra, as alas Leila, Patrícia e Isabela Ramona estão 100% concentradas na preparação. Isabela falou sobre os três amistosos contra o Canadá que iniciam a temporada 2014.
“Estou com uma expectativa muito boa para esses jogos no Canadá. Como teremos pouco tempo de treinamento, o ritmo está bastante intenso e mais focado na parte tática. Serão disputas muito válidas na preparação para o Campeonato Sul-americano e para a Copa do Mundo da Turquia. Mas a expectativa não poderia ser melhor. Estamos empolgadas”, disse a baiana Ramona.
Leila destacou a importância do processo de renovação da equipe nacional e em vestir a camisa do Brasil nas categorias de base. “Acho que é muito mais fácil à compreensão de uma jogadora que passou pelas categorias de base, pois você já chega conhecendo a filosofia do trabalho e sabe o que o treinador espera de você. E seguindo essa filosofia de renovação do Zanon, as meninas mais novas poderão adquirir ainda mais experiência em competições internacionais. Acho esse processo muito importante para as seleções futuras e estou muito contente de estar participando disso”, analisou Leila, de 23 anos.
Já a ala Patrícia quer acumular mais conhecimento a cada participação nacional e se firmar na posição. “Os treinos são puxados, não tem moleza. Musculação, arremesso, treino tático e físico na quadra. Estou bastante concentrada em fazer tudo que o técnico pede da maneira mais correta possível. Quero aprender sempre mais e garantir a vaga no Sul-americano e quem sabe na Copa do Mundo”, frisou a paulista Patrícia.
Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fonte: CBB e Foto: Marcello Ferrelli/Inovafoto