Com 21 pontos, um rebote e uma assistência da cestinha Jaqueline Silvestre, a Seleção Brasileira Adulta Feminina estreou com vitória no 34º Campeonato Sul-americano do Equador, no Coliseo Cerrado de Deportes, na cidade de Ambato. Nesta quinta-feira (14 de agosto), a equipe comandada pelo técnico Luiz Zanon ganhou da Venezuela por 84 a 65 (45 a 36 no primeiro tempo).
Outros destaques da equipe nacional foram Clarissa dos Santos, que anotou um double-double (19 pontos e 14 rebotes, além de três assistências) e Tatiane Nascimento – foto – (12 pontos, três rebotes e três assistências). As principais pontuadoras venezuelanas foram Daniela Wallen (20 pontos e cinco rebotes) e Ivaney Marquez (17 pontos).
O Brasil está no Grupo B e terá ainda como adversários na primeira fase o Uruguai (sexta-feira, às 20h00) e o Equador (sábado, às 22h00).
Na abertura da primeira rodada o Chile derrotou o Peru por 76 a 56. A rodada terá ainda Argentina x Paraguai e Equador x Uruguai. Os três primeiros colocados se classificam para os Jogos Pan-americanos de Toronto, enquanto os quatro primeiros garantem a vaga no Torneio Pré-olímpico, em 2015.
Depois do Sul-americano, a delegação brasileira segue para a Europa onde irá disputar os Torneios Internacionais em Istambul, na Turquia, de 22 a 24 de agosto, e em Limoges, na França, de 26 a 30 de agosto. Os amistosos servem de preparação para a Copa do Mundo da Turquia, que acontece de 27 de setembro a 05 de outubro.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Foto: Samuel Vélez/FIBA Américas