Argentina (1º A) x Venezuela (2º B), às 20h00 (de Brasília), e Brasil (1º B) x Chile (2º A), às 22h00 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTV 3. Esses são os confrontos deste domingo (17 de agosto) pela fase semifinal do 34º Campeonato Sul-americano Adulto Feminino, que está sendo disputado no Coliseo Cerrado de Deportes, na cidade equatoriana de Ambato, no Equador. Os ganhadores decidem o título na segunda-feira (18 de agosto), às 22h00 (de Brasília), enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar, às 20h00 (de Brasília). Os três primeiros colocados garantem a vaga nos Jogos Pan-americanos de Toronto, em 2015.
“O Chile é uma equipe que possui uma pivô grande, muito boa e experiente, que já atuou na WNBA, nos Estados Unidos, que é a Ziomara Morrison. Vamos ter que ter que apresentar um outro comportamento, que seja mais ofensivo não só com arremessos, mas também com bolas internas. Vamos precisar explorar o jogo interno e sobrecarregar essa jogadora. Precisamos lembrar que é um jogo de semifinal e todos possuem sua dificuldade característica. Mas vamos para cima e buscar a vaga na final”, avaliou ó técnico da Seleção Brasileira, Luiz Zanon.
No sábado (16 de agosto), pela última rodada da fase de classificação, o Brasil venceu o Equador por 72 a 49 (40 a 32 no primeiro tempo) e segue invicto na competição. A brasileira Clarissa dos Santos foi a cestinha da partida depois de cravar um double-double (24 pontos e 16 rebotes), além de uma assistência e quatro recuperações de bola. A pivô foi ainda a mais eficiente em quadra somando 38 pontos de valorização. Outros destaques nacionais foram as alas Patrícia Ribeiro (13 pontos e uma assistência) e Jaqueline Silvestre (11 pontos e uma recuperação de bola). Com 12 pontos, Rossana Pazmiño foi a principal pontuadora da equipe equatoriana.
“Achei mais uma vez uma partida interessante pensando no amadurecimento do grupo. Tivemos um excelente primeiro quarto, mas depois caímos um pouco na intensidade física e emocional devido ao calor da torcida. Elas sofreram um desequilíbrio, mas conseguiram se recuperar. Essa adversidade foi importante nesse processo de crescimento delas “, analisou Zanon.
O treinador falou sobre o revezamento das jogadoras na partida desta noite. “Hoje pudemos ver algumas situações muito boas nas armadoras, em que uma entrou e substituiu muito bem a função da outra. O mesmo na posição das pivôs, que precisamos ainda ver uma movimentação melhor, mas que foram bem. E o revezamento das três principais alas em que as reservas entraram e desempenharam bem seu papel. Houve um importante amadurecimento na equipe e uma disciplina tática melhor”, completou o comandante nacional.
Destaque da partida, a pivô Clarissa dos Santos analisou o confronto contra as equatorianas. “Uma partida que conseguimos ver a força que o nosso grupo tem, mas também possível para analisarmos as deficiências que precisamos melhorar. Tivemos momentos bons e ruins. Precisamos ter uma recuperação mais rápida desses momentos ruins. Mas já adquirimos mais maturidade e conseguimos sair com a vitória”, contou.
Clarissa destacou como a equipe precisa se apresentar, neste domingo, para sair com mais uma vitória e a vaga na grande final Sul-americana. As brasileiras seguem em busca do 25º título Sul-americano e o 15º consecutivo invicto. “A partir de manhã entramos em uma outra competição. Semifinal sempre é diferente. Já conhecemos as chilenas de outros campeonatos e elas vão entrar defendendo o jogo delas. Precisamos entrar conscientes, focadas e diminuir ao máximo os erros para poder conquistar um resultado positivo no final do jogo”, pontuou a pivô.
A terceira e última rodada da fase de classificação começou com o Paraguai vencendo o Peru por 71 a 42 e a Venezuela derrotando o Uruguai por 72 a 43. A rodada terminou com a vitória da Argentina sobre o Chile por 74 a 60. As seleções da Argentina e Chile, no grupo “A”, e do Brasil e Venezuela, no “B”, já estão classificadas para o Torneio Pré-olímpico das Américas de 2015.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Foto: Samuel Vélez/FIBA Américas